Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

13  09 2008

Os Kwanzas são estranhos

Já várias vezes referi que a moeda nacional é algo desajustada à maioria das transacções. As notas pequenas fazem um grande volume para pouco valor. As notas grandes esgotam os trocos.

Infelizmente, quando troco dólares, só me dão notas de 1000 Kz e 2000 Kz. Dou por mim a fazer molhos de notas de 10 Kz e 50 Kz, para poder ir comprar coisas às zungueiras. Elas nunca têm troco das notas grandes.

Em Angola circulam três moedas diferentes:

  • os Kwanzas pequenos, que servem para o dia-a-dia do povo;
  • os Kwanzas grandes, que servem para as contas maiores, mas não são comuns na vida diária das populações;
  • os dólares americanos, que servem para quebrar a liquidez demasiado fluida dos Kwanzas, que escorrem pelos dedos, ou para o pagamento de valores elevados.

Até há bem pouco tempo, julgava que os Kwanzas eram uma moeda só, mas depois de ouvir o comentário a uma fotografia do Jornal de Angola, mudei de ideias. Nessa imagem, o Presidente do MPLA inaugurava um supermercado e, como primeiro cliente, pagava um cabaz de produtos essenciais por 4500 Kz.

«Olha pró Zédú, a pagar com notas de 2000…»

Só para termo de comparação, um segurança ganha algo como 15000 Kz mensais, ou seja, o cabaz custava cerca de um terço do vencimento e estava a ser pago com notas que nunca se usam por serem demasiado grandes. Para pagar aquele cabaz, um engraxador teria de puxar o lustro a 90 pares de sapatos!


Usam Kwanzas pequenos

O mais caricato é que quem pode usar estas notas, geralmente gasta mais e acaba por ter de pagar com um molho de notas grandes. A solução é usar a moeda oficiosa, o dólar. Aliás, tal como já referi, os negócios avultados são acertados em dólares, mesmo que o pagamento seja feito em Kwanzas. Foram muitos anos a usar uma moeda estável de referência para agora se passar a confiar cegamente no Kwanza. O mesmo se passou na mudança de Escudos para Euros, lá em Portugal. Apesar de já termos noção de quanto valem 100 €, ainda fazemos uma conversão rápida para escudos para saber quanto custam as coisas.


Usam Kwanzas pequenos

As desigualdades e assimetrias revelam-se até nas notas em que se mexe.


Usam Kwanzas grandes ou dólares, muitos

Mas, tal como nos disse a tia Teresa, não é o dinheiro que traz a felicidade. É feliz sem precisar de se rodear de objectos fúteis. A felicidade não se mede pela quantidade de coisas que se tem ou pelo que se ostenta. Segundo ela, não se pode comparar os padrões de vida ocidentais com os angolanos. Aqui, Bastavam-lhe a alegria dos pequenos, alguma comida na mesa e uma cerveja fresquinha para poder sorrir.


Nem Kwanzas, nem dólares… sortudos

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

4 respostas a “Os Kwanzas são estranhos”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Afonso, vi o teu comentário lá na Casa de Luanda. Também estás convidado! Será que é possível deixares aqui o teu e-mail? Não consigo encontrar (devo estar a dormir)! :o)
    Teria muito gosto em ter-te lá também!!

    Abraço

    P.S. Caso não queiras deixar o teu e-mail, podes enviar para migascomgindungo@hotmail.com

  2. muitos parabéns pelos seus aerogramas já me custaria muito passar sem eles,

    e o meu agradecimento também.

  3. Escudos, Euros, Dólares, Kwanzas… são moedas de troca necessárias sem elas não podemos subsistir, mas há tanta coisa que o dinheiro não compra.

  4. A última foto não tem preço e vale todos os kwanzas, dólares, euros e quejandos. Felizmente, ainda há alguns seres, neste mundo maluco, que podem dar-se ao luxo de serem verdadeiramente livres.
    “O céu ao menos não tem muros e as aves não riscam fronteiras…”
    Bons voos para a minha ave migratória.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »