Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

10 2008

Transportes públicos

O sistema de transportes públicos em Luanda depende quase exclusivamente de táxis. Quer sejam os candongueiros azuis-e-brancos semi-oficiais, quer sejam carros normais, aqui chamados só de turismos, que param no meio dos mercados periféricos e oferecem os lugares vagos para outro bairro da cidade. Estes táxis mais selvagens que os candongueiros, como se tal fosse possível, têm um preço negociável e são mais confortáveis que as carrinhas de 15 lugares.


Lotação: 15 ou mais

No entanto, todas as grandes cidades têm um sistema de autocarros mais ou menos funcional. Luanda tem um que se enquadra na última categoria. Os autocarros que circulam são poucos e em mau estado de conservação. Circulam para lá de lotados e, devido à agressividade da condução de toda a gente, muito devagar.


Quase vazio

Os combóios só recentemente voltaram a circular entre Luanda e Viana. São cerca de quinze quilómetros de linha férrea que retira milhares de pessoas da estrada mais congestionada (categoria pouco invejável em qualquer parte do mundo) de Luanda.

As primeiras viagens foram tão concorridas que passou a haver polícias nas portas das carruagens para limitar o número de passageiros e impedir que os mais afoitos se pendurassem nas portas e janelas.


Buracos nas estradas, buracos no autocarros… camuflagem?

Um pouco à semelhança do que fazem os particulares quando o carro avaria, também as empresas adoptam o abandono nalgumas situações. Encontrar autocarros abandonados nas bermas também é frequente. Quando as avarias são de tal maneira graves ou o autocarro ficou irremediavelmente atolado num qualquer charco de lama mais profundo, é abandonado. Talvez um dia se lá vá buscar peças.


Mais frequente que o desejável

Não será só com as vias rápidas e autoestradas que se estão a construir à volta de Luanda que se vai resolver o problema do trânsito. Será preciso acabar com os buracos nas outras vias, aumentar o número de autocarros, criar corredores para transportes públicos, fazer circular mais combóios e, acima de tudo, retirar pessoas de Luanda. Se houver mais empregos na periferia, as coisas melhorarão.


Transporte de pessoal

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

5 respostas a “Transportes públicos”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Vê-se que os transportes públicos são muito precários. Que tipo de transportes usam os empresários que estão em Luanda? Não acredito que andem num autocarro velho e sujo e menos ainda em candongueiros.

  2. Os empresários deslocam-se em grandes carrões, de vidros fumados, com motorista particular. Como aqueles que aparece no artigo dos Kwanzas grandes e pequenos.

    Em vez de partilharem o clima e odores da cidade, ouvem música e apreciam as maravilhas do ar condicionado.

  3. O quê o dinheiro não faz!
    Apreciam a pobreza através do vidro fumado… Enfim…

  4. Olá, tenho uma carrinha toyota de nove lugares e tenho muita pena por me desfazer dela,tenho muitas histórias para me recordar de muita coisa que vivi nela. gostaria de saber se está enteressado em comprar uma e quanto me dão por ela.Ficarei a aguardar uma resposta sua.Até lá.

  5. É azul e branca?

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »