Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

11 2008

Kinguilas

Nas esquinas mais movimentadas, nos mercados ou nos locais onde se pode encostar o carro com mais facilidade, é comum ver homens ou mulheres, sentados ou de pé, a agitar maços de notas de Kwanzas e cartões telefónicos. São kinguilas, ou, como prometia a UNITA chamar, caso ganhasse as eleições, instituições bancárias populares.

Os kinguilas são agentes cambiais informais, verdadeiras casas de câmbio modernas, com cotações actualizadas segundo a evolução dos mercados, de acordo com as leis da oferta e procura.

O maço de notas que agitam é, por vezes, uma verdadeira fortuna, mesmo que seja em Kwanzas. A brincar, dizemos que usam uns leques bem caros para afastar o calor. Apesar de tudo, não temem assaltos. Os poucos que há terminam quase sempre com a morte dolorosa do ladrão (e às vezes do kinguila).

Ao contrário das casas de câmbio oficiais, a cotação das várias moedas não está afixada. Na verdade, só trocam dólares e Kwanzas. Se nos bancos temos uma taxa que varia entre os 74 e os 75 kwanzas por dólar, os kinguilas, tal como os restantes vendedores, regateam os preços. Começam sempre por fazer o câmbio a 7400 – o negócio faz-se em notas de 100 dólares. Não anda longe da cotação oficial. No Jumbo, a casa de câmbios faz essa taxa. Depois de bem conversado, consegue-se subir para os 7500. A casa de câmbio aqui da rua faz-me a 7510. Se tiverem muitos kwanzas, podem mesmo subir até aos 7600 ou mais, mas é raro. A compra de dólares é sempre feita um pouco acima, pelo que vivem de margens entre os 200 e os 300 kz por cada 100 dólares trocados.

É dos poucos negócios onde não se praticam os preços de branco, porque se consegue negociar ao preço do banco. Ou, se calhar, os preços de branco são os dos bancos…

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Kinguilas”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Tendo margens mais pequenas conseguem fidelizar mais clientes.
    Não é fácil competir com os grandes.

  2. Lá está um leque bem concebido e funcional. Espero que possas trazer alguns, bem farfalhudos. Estou só a pensar nos dias de calor!!…

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »