Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

10  12 2008

Cebolas, tomates e abacaxis

Desde cedo que percebemos que os preços do centro de Luanda são muito inflacionados. Cada intermediário tem de ganhar o seu quinhão e há muitos de permeio entre nós e o produtor. Entre as Ingombotas e o Futungo os preços chegam a triplicar.

Os mais avisados, ou os que podem, o que fazem é ir dar uma voltinha pelo sul de Luanda e abastecer-se a preços mais apetecíveis. Sacas de batatas, pilhas de beringelas, montículos de alhos e baldes com cebolas e tomates amontoam-se entre carrinhas carregadas de abacaxis envoltos em palha ou cachos de bananas luzidios.

Uma ou outra vendedora mais modesta mostra um molho de cenouras retorcidas e alguns pimentos murchos. Não pede muito pela mercadoria e, às vezes, compramos para ajudar ao negócio.

blog_016
Abacaxis de Benguela

O primeiro abacaxi que cá comprei custou-me 450 Kz. Agora, que já sei onde devo ir, compro 3 pelo mesmo preço…

Coisa curiosa, os grossistas não têm preços de branco, mas os retalhistas lá insistem em acrescentar mais uns 100 Kz.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

4 respostas a “Cebolas, tomates e abacaxis”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Afonso, na volta do Huambo passei pela Gabela e paguei 300 kz no maior abacaxi mais bonito e mais doce que eu já vi na minha vida. Os outros, menores, custavam mesmo 150 kz. Agora, a Gabela é longe longe…

  2. a 33 anos que nao saboreio um abacaxi da minha terra, uma manga , uns loengos , uma cuca , uma nocal esse seria para mim o melhor cabaz de natal , desde as terras frias da suiça um abra4o cheio de inveija …

  3. Esta pagina da web é muito interessante,voce conssegue me enviar fotos da Syria.

  4. Soraya,

    Parece-me que é capaz de haver alguma confusão. Este blog é dedicado a Angola e não à Síria ou a qualquer outro país do Médio Oriente (ou qualquer outro lugar, já agora).

    Mas fique atenta, talvez por cá apareça qualquer coisa por engano.
    Entretanto, sugiro que pesquise imagens da Síria.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »