Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

01 2009

Ex-rua. Mais ou menos.

Uma característica fantástica que os nomes das ruas de Luanda possuem é a sua magnífica ambiguidade. Qualquer rua pode ter vários nomes, desde o nome popular, até ao nome do tempo colonial, passando pelas várias versões do nome pós-independência.

As avenidas mais importantes, com nomes associados ao regime fascista foram, como é natural, baptizadas com nomes mais adequados à nova era da História Angolana. Os heróis do MPLA foram homenageados com uma placa posta à esquina de uma rua, anunciando aquela via como sua.

Só que os hábitos morrem devagar e os nomes das ruas são aprendidos com o hábito. Mais de três décadas passadas sobre o fim da era colonial, as ruas mais importantes ainda mantém os seus nomes na boca das gentes.

É frequente haver confusões sobre moradas, que se resolvem invocando o nome que já não devia ser, mas que ainda é.

«Ali, na Comandante Valódia.»
«Onde?»
«Na rua que sai do Kinaxixi em direcção ao São Paulo.»
«Ah! Nos Combatentes. Podias ter dito logo.»

ex-ruas2_006
Afinal de contas, a placa antiga ainda lá está…

blog_exruas2_08
Simplesmente Combatentes

Que os nomes demorem a morrer na boca do povo ainda se compreende, mas acontece que as novas placas toponímicas não substituíram verdadeiramente as antigas. As duas Luanda, a colonial e a actual, sobrepõem-se em tantos aspectos e este é mais um deles.

Resolvi dar uma volta pelos quarteirões mais próximos de casa e encontrei muitas surpresas.

blog_exruas2_01
Dois-em-um!

Podemos ver as antigas placas toponímicas lado-a-lado com as novas. O nome que se quis censurar acabou por resistir, nem que seja do outro lado da rua. Preguiça de retirar a placa antiga? Urgência em erguer as novas?

ex-ruas2_002
A antiga Rua do Governador Eduardo Costa

ex-ruas2_001
É a actual Rua Serqueira Lukoki

No edifício da Administração Municipal de Luanda, antiga Câmara Municipal, persiste a placa que indica estarmos no Largo Alexandre Herculano, frente-a-frente com a nova nomenclatura.

ex-ruas2_003
Largo Alexandre Herculano

blog_exruas2_09
No edifício da Administração ainda está a morada da Câmara

Até mesmo a Rua Frederick Engels, já alvo de um artigo, ainda ostenta, meio escondida, a placa com o nome antigo.

ex-ruas2_004
Rua de Frederick Engels

A rua do estádio dos Coqueiros, paralela a esta, já mudou de nome. Mas ainda podemos adivinhar como se chamava noutras épocas.

ex-ruas2_007
Rua Francisco das Necessidades Castelo Branco

O Largo do Pelourinho é capaz de ter nome novo. Não sei bem qual será. A placa antiga desapareceu e a nova não se vê. É triangular e tem três frentes de quarteirão. Duas têm agora o nome das ruas que chegam ao largo, a terceira é anónima. Toda a gente lhe chama Largo do Pelourinho…

Nem mesmo a avenida com o nome mais carregado de simbologia ideológica, a Avenida do 1º Congresso do MPLA, teve direito a uma purga completa de todas as marcas coloniais.

blog_exruas2_03
Avenida do 1º Congresso do MPLA

Aliás, não só não se eliminou o nome antigo, como também não se decidiu bem a categoria do arruamento.

blog_exruas2_02
A meio é avenida

Não deixa de ser um facto curioso que a Assembleia Nacional tenha como morada uma rua com o nome do partido no poder… parece-me um pouco promíscuo, sei lá.

blog_exruas2_04
Uns metros mais abaixo, passa a rua

Com este passeio descobri a praga que hei-de rogar a quem me desejar mal: «Que sejas carteiro em Luanda»!

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

10 respostas a “Ex-rua. Mais ou menos.”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Ouvi um relato que, a propósito de sinais de trânsito, me fez associar a este artigo.
    Um polícia a esmerar-se a multar um cidadão português, invocando que era proibido circular naquele sentido, e o cidadão português a afiançar que não havia placa a indicar a proibição.
    Resposta pronta do polícia:
    -Não há mas havia.
    Também aqui o passado a prevalecer…

  2. Vi este blog e penso ser uma ajuda para um trabalho da universidade. Como arranjar a lista dos nomes das ruas de luanda antes da independência e agora?
    Nasci e vivi aí e agora vivo em Portugal, mas gostava de fazer este trabalho.
    Estas fotos estão óptimas, é possível uma lista, oficial ou particular.
    Desde já obrigada

  3. Há algumas bases de dados oficiais e privadas. Sugiro-lhe que contacte institutos públicos ou empresas de cartografia a operar em Luanda.

  4. a história que a São conta é anedótica ou é real? Duas placas com os nomes da rua e multar por uma placa que já esteve é demais!

  5. Não tenho dúvida nenhuma de que seja real. Já me quiseram multar por não cumprir um sinal que dizia respeito a outra rua. E tenho uma colega que quase foi multada por não cumprir um sinal de proibição de virar à direita que, afinal, era um sentido obrigatório – para virar à direita!

  6. E já me quiseram multar porque estava a usar óculos enquanto conduzia e estes não constavam da fotografia da carta. O Senhor Agente teria toda a razão, não fosse o facto de os meus óculos serem de sol, não graduados…

  7. Já ‘quase’ fui multado por virar à esquerda (o eterno problema);

    Um placard de obra, da Odebrecht, a dizer ‘via em obras, cuidado ao circular’; acresce que o sinal é de madeira, tem à vontade metro e vinte de largura, e está colocado no chão; e a Srª agente a teimar que o sinal dizia que era proíbido virar à esquerda.

    Só mais um detalhe, importante: o sinal está no chão, mas está de ‘costas’ para quem vira à esquerda, só se vê para quem vem de frente… lol

    Delicioso…

    Todas as outras ‘estórias’ são veridicas, claro; ainda esta semana ia ‘levando’ porque o policia disse, muito senhor do seu nariz, que tinha recebido instruções do seu chefe para multar quem virasse ali à esquerda, mas não havia sinhal nenhum a proíbir: resposta pronta à minha duvida: a policia multa quem quer e quando quer; acabou por me mandar parar no meio da avenida, durante 5 minutos, bloquei umas 3 avenidas adjacentes, e só no fim, depois de ver o nome da empresa onde trabalho, lá afirmou: bom, siga lá então…

  8. Boa noite.

    Gostaria de saber se alguém me sabe informar o nome acual da antiga Av. General Carmona, em Luanda e também para a Praceta General Carmona.

    Agradeço a atenção

  9. boa tarde.
    Gostaria saber se alguém sabe o nome do largo 1º de maio na era colonial
    atenciosamente

  10. È muito util para quem, tem interesse no assunto,pois para quem lá viveu é interessante.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »