Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

29  01 2009

Angola à cabeça

Por toda a Angola se vêem mulheres com coisas à cabeça. Cargas grandes e peuqenas, leves ou tão pesadas que são precisas duas pessoas para as erguer, desde comida a combustíveis, passando por ferramentas ou guarda-sois.

Acredito que se, de um momento para o outro, as estradas e os camiões falhassem, os circuitos de distribuição não parariam. As mulheres meteriam mãos à obra, ou melhor dizendo, cabeças à obra, como fizeram desde sempre, e manteriam o país abastecido.

Tenho assistido a verdadeiros prodígios do equilíbrio e força em cada mulher com quem me cruzo que leva a vida à cabeça.

Aquilo que vemos no Circo, com equilibristas que dançam equilibrando uma pilha de jarrões chineses na testa, é brincadeira de crianças. Transportar um alguidar de mangas mais pesado que a própria, enquanto se amamenta a criança equilibrada nas ancas e se faz negócio, isso sim, é uma proeza. Aliás, julgo até que estes números de equilíbrio não sejam muito apreciados pelo público africano. É talvez como um português ir ao Circo e assistir a alguém a comer caracóis…

Desde que começam a andar, que as meninas se habituam a equilibrar coisas no alto da cabeça. Aprendem a mexer apenas os olhos quando é preciso mirar algo que não esteja mesmo em frente. Aprendem a menear o pescoço para manter sempre a cabeça direita e não entortar a carga. Baixam-se olhando em frente e seguem caminho, arqueando as costas a cada passo.

blog_12_05_03
Cuidado

Ganham um andar elegante, que faria inveja a muita debutante austríaca que se esforça por dar dois passos com um livro à cabeça.

Se levassem Angola à cabeça e não apenas as coisas de Angola, tendo um papel mais activo na governação do país, aposto que esta seria uma terra bem diferente.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Angola à cabeça”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Um quiroprático nessa terra tinha sempre clientes!

  2. Não há dúvidas que as mulheres são mesmo o sexo forte…

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »