Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

02 2009

Pontos de referência

Por deformação profissional ou pessoal, comecei a tratar Luanda como se já a conhecesse há mais tempo, procurando vivê-la como quem nela cresceu. Vou decorando os pontos de referência, as ligações de uns bairros para os outros e os caminhos mais curtos (ou rápidos) daqui para ali.

blog_jan09_05
Ponto de referência: Liceu Salvador Correia

Mas já me apercebi que outros estrangeiros, que cá moram há mais tempo que eu, não conhecem muito mais que o nome da rua onde vivem e, talvez, o percurso até ao local de trabalho. A relativa confusão que existe em torno do nome das ruas da cidade faz com que a maioria dos expatriados desista sequer de tentar fazer sentido da coisa.

blog_jan09_01
Ponto de referência: Igreja de Fátima

Chega-se aos sítios de três formas diferente: por tentativa e erro, experimentando ruas e avenidas até à exaustão; seguindo indicações baseadas em pontos de referência populares ou então alguém, já conhecedor das manhas da cidade, serve de guia e nos mostra o trajecto que devemos decorar.

blog_jan09_02
Ponto de referência: Edifício da Sonangol

Cada um começa a criar mapas mentais da cidade, com as distorções próprias de uma terra onde o comprimento de uma rua não se mede em metros, mas sim em horas. É que há dias em que uma rua de aspecto inocente pode demorar mais a percorrer que a estrada que liga duas cidades do interior.

blog_jan09_03
Ponto de referência: Letreiro da Cuca

Dizem que a cidade não é segura e que o medo que se tem de se ser assaltado se sobrepõe à vontade de conhecer as ruas, quer a pé, quer de janela aberta. Mas, se não o fizermos, a experiência humana perde-se, o que é triste.

blog_jan09_04
Ponto de referência: Prédio da Lagoa

É a missão de cada um ir preenchendo os espaços em branco do seu mapa e ir perdendo o medo da cidade, apagando os Hic Sunt Leones com que nos atemorizam.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

4 respostas a “Pontos de referência”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Faz muito bem em conhecer o máximo que puder so assim no meu ver se pode dizer que vivemos em determinado sitio. Diga-me uma coisa, ao longo do tempo que aí está, já sentiu o medo, a insegurança de perto?

  2. Houve um ou outro local onde não me senti muito à vontade. O facto de sobressair da multidão não ajuda.

    Foi quase sempre nas zonas de maior confusão, onde até os próprios angolanos dizem que os assaltos são frequentes.

    Dizem-me que a cidade está muito mais segura que há dois anos e acredito nisso. As novas lojas que abrem já dispensam as grades nas janelas e tudo.

  3. Olá Afonso,

    Agora foi giro rever essas imagens, desde Agosto passado. Quando estive em Luanda, durante algum tempo fiquei muito baralhado com as ruas. Na verdade, continuo… rsrsrs

    Mas aos poucos uma pessoa vai-se habituando.

    Quanto a assaltos, se uma pessoa começa a pensar muito nisso, nunca sai de casa. Andei muitas vezes sozinho na rua de um lado para o outro e nunca tive problemas. Na verdade, andava despojado de tudo e o mais mal vestido possível… Quando andava de fato, deslocava-me de carro… e com mais pessoas.

    Estive a morar no Kinaxixe, umas ruas por detrás dessa torre esqueleto (Prédio da Lagoa)…

    Já tenho saudades de Angola… do Veneza, do Al-dar, do Padrinho, do Cais de Quatro e muitos outros…

    Abraço
    Colibri
    ——
    Os meus últimos sentires…
    Eis-me aqui: Testemunho dramático…
    Colibrir as Emoções: A filha da onça…
    Traços de Angola: Parte 12 – Fotos do Lobito (Parte II)…
    Corais dos Recifes: Camarões ornamentais…

  4. Obrigado, por ter esclarecido.

    Cumprimentos

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »