Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

21  02 2009

Perguntinha de cinco tostões

A maneira como cada povo interpreta a sua versão do Português dá origem a expressões muito típicas que, nuns sítios fazem todo o sentido, mas noutros, parecem um pouco despropositadas.

Durante décadas, o único leite de confiança que existiu em Angola era o leite em pó. Até os retornados, ao chegar a Portugal, desconfiavam do leite e insistiam naquele que conheciam. Aos poucos, foram passando a usar o leite do dia ou pasteurizado vendido em pacotes de litro.

Em Angola, só agora se começa a ver leite pasteurizado à venda. O conceito ainda é novo e, para a maioria das pessoas, este leite não é tão seguro. A debilidade dos circuitos de distribuição fazia com que se estragasse muito antes de poder ser vendido.

Aqui, quando se fala em leite, pensa-se logo numa lata cheia de pó amarelado ao qual se junta água. Para mim, que estou cheio de saudades de um quarto Vigor, leite nunca será essa coisa industrializada que sai duma lata.

E agora vem a perguntinha dos cinco tostões. Em Angola, qual é o oposto de leite em pó?

leite_em_liquido Leite em líquido, claro!

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Perguntinha de cinco tostões”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Olá Boa tarde

    Tenho interesse por assunto de Africa e descobri o seu blog. Muito bom, mesmo!!
    Estou a pensar em ir para Luanda trabalhar, aconselha-me ou nem por isso?
    Um bom resto de dia.

  2. Qulaquer sítio onde haja trabalhos interessantes é aconselhável. Cabe a cada um decidir se as condições valem a pena.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »