Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

03 2009

Comichão no rabo

Se os hospitais públicos angolanos não ficam a dever nada aos hospitais europeus, as medicinas tradicionais também não se envergonham diante dos demais. Na verdade, têm cura para quase tudo, excepto bolsos vazios.

Nas cidades é frequente encontrar murais anunciando farmácias, ervanárias e curas mais ou menos imaginativas para qualquer doença. Um modelo recorrente é o de enunciar todas as doenças, macacoas e aflições que se imagine. Em vez de anunciar um especialista em doenças infecciosas, relata-se todos os sintomas e sinais das doenças. O povo é hipocondríaco e nalguma se há-de rever.

Huambo_20090206-134315-S12-76075_E015-71791_54
Não concebe? O mano Zeca resolve

Actualmente, até o governo persegue quem anuncia a cura da SIDA, mas não é raro encontrar quem anuncie ser capaz de o fazer.

Huambo_20090206-134408-S12-76147_E015-71856_55
Tem SIDA, nas suas mais variadas formas e feitios? O Mano Zeca trata

As doenças de transmissão sexual atingem porções preocupantes da população. Mais preocupante ainda é que são encaradas com naturalidade…

blog_046
Corrida ao xarope

Um dos nossos colegas entalou um polegar num tambor de combustível. O dedo inchou e o destino da unha ficou traçado. Correu a comprar analgésicos. Pediu os mais fortes que tivessem porque as dores eram muitas. Pagou 150 Kz. No dia seguinte disse que tinha ficado muito contente com o preço, mas o efeito tinha sido de exactamente 150 kz…

Há farmácias um pouco por todo o lado. Durante anos foram o mais próximo que houve de serviço de saúde. Nalguns sítios até há farmácias com pernas. Rapazes novos carregam tabuleiros com medicamentos sortido, vendendo uma carteirinha aqui, outra ali. O curioso é que grande parte destes remédios são para ser guardados em sítio fresco.

Nesta história, é caso para dizer «Em caso de agravamento ou persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico».

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Comichão no rabo”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. O Mano Zeca é extraordinário trata das doenças que saem nas análises ou na chapa, será que a comichão no rabo também aparece…

  2. Em resposta o Henrique mandou-me o seguinte “aerograma”:

    Boa, boa, São!!!
    Pensando bem, por que não sugerir ao Dr. Pedro Nunes -bastonário da O. M.-, uma viagem para efeitos de reciclagem. Poderia ser acompanhado pelo Dr. Cordeiro, da A. de Farmacêuticos.
    Beijos tantos.
    Henrique

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »