Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

15  04 2009

Boleias

Um pouco por todo o mundo ocidental, o gesto universal para pedir boleia consiste em fechar todos os dedos de uma mão excepto um, o polegar, e apontar com ele para a direcção que se quer seguir. A excepção a este regra é a Austrália, onde o mesmo gesto é a interpretação de um outro, também universal, que se faz fechando todos os dedos de uma mão menos um, que não é o polegar. Por isso, para pedir boleia naquelas paragens e evitar o risco de insultar os condutores, é melhor usar um cartão com o destino escrito em letras grandes.

Em Angola, a boleia é uma instituição. Julgo até que deve merecer um artigo na constituição, que garanta a universalidade do direito de dar e receber boleia. Em qualquer estrada por onde se passe, todos os peões com quem nos cruzamos, quer estejam sentados ou a andar, quer se desloquem na nossa direcção ou noutra qualquer, pedem boleia.

Mas quem espera ver gente de polegar espetado na berma ou de cartão em riste, vai ter uma desilusão. Em Angola e no resto de África, suponho, pede-se boleia levantando bem alto um braço e agitando a mão para cima e para baixo, como se estivessem a dar pancadinhas na cabeça de alguém muito alto. É um gesto que faz lembrar o Benny Hill a bater na careca do velhote baixinho. Por vezes, este gesto é acompanhado por uma tradução sonora «Bôléia! Bôléia!», não vá o condutor estar distraído e pensar que apenas lhe acenam.

Na província do Bengo já dei algumas boleias. Da Cassoalala à Zenza do Itombe, da Muxima a uma aldeia sem nome, do meio do nada à Muxima. De todas as vezes fiquei espantado com as distâncias que as pessoas ainda tinham pela frente, não fosse a boleia providencial. Aqui, as distâncias são medidas um pouco como no Alentejo. É tudo já ali.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Boleias”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. É tudo já ali e com sorte só se demora um par de horas a chegar ao destino. Ou nao. 😉

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »