Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

13  07 2008

Quem prova as águas do Rio Bengo já não regressa

Assustei-me quando vi que a água engarrafada Puríssima que bebemos é captada no Bengo. Espero que a filtragem e tratamento anunciados sejam mesmo bons, que eu quero voltar a casa.

Há um provérbio que diz que quem bebe a água do Rio Bengo já não é capaz de voltar à pátria. Eu brincava e dizia que era porque se morria de diarreia. Agora já não tenho tanta a certeza. Angola é uma experiência marcante. É uma terra cheia de contrastes e encanto. Os aborrecimentos do dia-a-dia têm de se pôr para trás. Foi assim que os angolanos conseguiram superar uma guerra que ceifou gerações. Será assim que vão ganhar um futuro melhor.

Percebo o sentimento dos que falam de África com um sorriso e uma lágrima. É uma terra de alegrias e tristezas. Comecei por ver todas as tristezas. O resto serão alegrias.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

4 respostas a “Quem prova as águas do Rio Bengo já não regressa”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Eu brincava quando te dizia para não ires nadar no rio Bengo porque uma distração e lá ia um pirolhito e afinal a água já vem engarrafada.

  2. Ha mais de trinta anos que bebi muita aguá no Bengo e na epoca era boa, como diz que agora é engarrafada deve estar ainda melhor
    Mas o sentido da frase é de que o lugar te conquista
    Espero que ainda assim seja de longe eu continuo torcendo para que Angola de certo

  3. Erm…Afonso, espero que a esta altura já saibas que “beber a água do Bengo” não é exactamente…beber a água do Rio Bengo e também não é propriamente que o lugar te conquista =)
    O que querem saber quando perguntam se “já provaste água do Bengo” é se já “dormiste” com um(a) local. Será o equivalente, e uma vez que nos States não há Rio Bengo, a dizer “once you go black you never go back”…yah?! 😉

    P.S. Excelente a retrospectiva dos posts 🙂

  4. Na altura ainda era muito ingénuo, mas tenho vindo a aprender umas coisas. Outro eufemismo usado é “provar a fruta que não cresce nas árvores”.

    Mas não, dessas águas não provei e a fruta, só a das árvores.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »