Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

13  05 2009

Vícios, em doses individuais

Diz o ditado popular que quem não tem dinheiro não tem vícios. Quem conhece, sabe bem que não se aplica a Angola.

Grande parte da população sobrevive com ordenados abaixo de miserável, socorrendo-se de todos os expedientes para poder esticar o dinheiro até ao fim do mês. Poderíamos pensar que os vícios seriam esquecidos, mas a verdade é que se souberam adaptar.

Apesar de ser barato, quem fuma raramente compra um maço de tabaco. É muito mais simpático comprar um cigarro de cada vez. Sempre se pode ir mudando de marca e, se chover, o tabaco não se estraga no bolso da camisa.

Da mesma forma, quem gosta de beber para se embriagar tem muitas alternativas bem mais baratas que a cerveja. Logo para começar, há as pequenas bolsas de whisky industrial que se parecem com amostras de cosméticos. Garantem uma piela rápida e sem a chatice de se pagar pela garrafa.

Os mais apertados de dinheiro também podem comprar um saco de plástico transparente cheio de líquido incolor, quase sempre uma aguardente arraçada de decapante ou coisa parecida. Uma dentadinha no canto do saco e pode-se pensar que se bebe vodka de um côco. É tudo uma questão de imaginação.

Mesmo o jogo, que parece ser um vício dispendioso, tem lugar aqui. Em cada rua encontramos salões de jogos onde se pode gastar uns kwanzas nas máquinas…

Quem vende já percebeu que é nos trocos que se ganha fortunas e passou a fornecer todos os vícios em doses baratinhas, que não fazem mossa nem na carteira mais vazia.

E os que gostam de dar uma escapadinha com qualquer uma das suas milhentas namoradas, não precisa de se preocupar em gastar muito dinheiro com a pensão. Há para todos os gostos e carteiras!

Pensão de uma estrela
Pensão de uma estrela

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Vícios, em doses individuais”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Até sem dinheiro tem-se vicios….

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »