Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

28  05 2009

Andorinhas de arribação

Quando era um petiz, aprendi que a chegada de uns pássaros pretos, de asas pontiagudas em crescente e caudas bifurcadas significam Primavera. As andorinhas regressam todos os anos no final dos dias frios, para fazer acrobacias complicadas e construir ninhos nos beirados.

Disseram-me também que vinham de África, onde passavam o Inverno. Na minha cabeça imaginava os céus africanos a despojarem-se de andorinhas, cegonhas e até flamingos.

Descobri que as coisas não são tão lineares como me contaram. No início do Cacimbo, quem olhar para o céu verá milhares de andorinhas rodopiando atrás das melgas e mosquitos. A Primavera já começou lá na Europa, mas parecem não se importar com isso. Os céus e beirados angolanos têm tudo o que precisam.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “Andorinhas de arribação”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Hum mas as primas delas já cá estão em força! Pelo menos aqui no Porto heheheh 😉

  2. Cascais também já está cheio delas. No entanto no fim de semana dão “brusca descida da temperatura”. Será que vão passar o fim de semana a África e depois voltam outra vez?

  3. Ficou gravada, até hoje, na minha memória, a imagem que ainda faço dos bandos de flamingos que pintavam de um exuberante cor-de-rosa toda a praia do Cacuaco.
    Todas as vezes que ali passei (e foram muitas) o cor-de-rosa lá estava.
    Para mim, era sempre uma visão extasiante. Uma imagem que, até então, apenas vira no cinema e que imaginava em longínquas e exóticas paragens. Foi isso que eu achei da primeira vez que vi o Cacuaco e os seus flamingos.
    Mas, de facto, nunca me apercebi que tivessem intenção de emigrar.
    Será que também se comportavam como as andorinhas que teimam em não sair daí?

    EC

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »