Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

22  05 2009

Remorsos eléctricos

A última vez que faltou a luz foi há tanto tempo que já nem nos lembramos bem quando ou como foi. Começámos a acreditar que a rede eléctrica nas Ingombotas se estava a tornar algo merecedor desse nome. Como sempre, quando nos esquecemos de como era, Luanda tosse e dá-nos algo para recordar mais uns meses. Estamos há dezasseis horas sem electricidade, com perspectivas para serem mais. Será que atingimos o recorde de trinta e uma?

A falta de luz, por si até nem é má. Desliga a televisão, obriga-nos a ir para a cama cedinho e tudo. O ar condicionado e a água quente desaparecem, apenas para termos uma ideia do que é a vida sem esses confortos. Não é má de todo. A grande chatice são os frigoríficos, que têm o mau hábito de não trabalhar sem electricidade.

Ao fim de algumas horas, vemo-nos obrigados a acordar a fera adormecida, a tal que dorme numa jaula lá em baixo. Quando em vigília, bebe gasóleo como se fosse água e ronca como se estivesse a dormir.

Quando fazemos as contas ao que é preciso alimentar, dois frigoríficos, um modem, um router e dois portáteis e à potência desmesurada do gerador, enchemo-nos de remorsos. Já não basta o trânsito de Luanda, onde ninguém desliga o motor quando está parado, agora somos também nós a queimar gasóleo no quintal.

Enquanto escrevia este artigo, olhando de soslaio pela janela a fazer contas à estupidez do gerador ligado, as luzinhas que indicam electricidade da rede pública piscaram umas vezes. Uns minutos depois, acenderam de vez. Desliguei o animal, comutei o quadro e acabaram-se os remorsos.

Adenda: mal acabei de publicar o artigo, voltei a ter de ligar o gerador. A luz voltou só para dar esperança…

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Remorsos eléctricos”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Se calhar, o problema só tem solução quando reactivarem a Hidroeléctrica das Mabubas.
    Li, na semana passada, numa notícia da ANGOP que, na visita da Ministra da Energia ao CAXITO esta afirmara que visitara a barragem das Mabubas para ver qual a intervenção a ser feita de imediato…
    Será?

    EC

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »