Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

23  05 2009

Beto, o maluco

Para que não se pense que todos os angolanos batem nos cães e apenas os usam para treinar a pontaria com a íáce, procurei alguém que fugisse à regra. A demanda foi longa e penosa, mas consegui.Chama-se Beto e esta é a sua história.

Foi na Maria Teresa, terra onde se pode almoçar por um preço civilizado e ainda se tem direito a animação. Tal como em muitas outras comunidades à beira da estrada, aqui vive-se de alimentar os que passam. Há sempre cães a rondar os restos. Ao contrário dos de Luanda, não são escorraçados à pedrada. Mas isso não quer dizer que sejam bem tratados.

Enquanto almoçávamos, reparámos no Beto, que por ali andava, ostentando um magnífico sorriso de orelha a orelha. Tinha todo o ar de quem queria pedir uma gasosa ou dizer que guardaria o carro, mas não o fez. Apreciou o teatro que se desenrolava à nossa volta. A conversa entre dois estava tão animada que nos fazia rir. O Beto não dizia nada, sorria apenas.

Nisto, uma rafeira aproxima-se dele. Ele baixa-se, com uma mão esticada e aproxima-a da cabeça da cadela. Ela encolhe-se e espera. O Beto começa a dar-lhe pancadinhas na cabeça. A cadela senta-se e estica o pescoço. As pancadinhas continuam. Depois pára e a cadela encosta-se-lhe às pernas. Desconfio que sorriam os dois.

A conversa muda de assunto por uns instantes.

«Já reparaste, os cães todos gostam do Beto.»
«Até a Branquinha…»
«É, reconhecem os malucos!»

Muitas risadas e mais uma cerveja a cada um. O Beto sorria e a Branquinha veio ver se encontrava uns ossos velhos para roer.

Beto
Os mimos

Em Angola, deve ter sido o primeiro adulto que vi fazer festas a um cão. Ainda há esperança!

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “Beto, o maluco”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. que seja o primeiro de muitos. Que aspecto carinhoso o do cão…

  2. Realmente..um viva!

  3. …Em Maria Teresa, há quarenta e muitos anos, comia-se um bom bife de veado, entre outras ementas possíveis.
    elmiro

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »