Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

27  05 2009

O gato e o rato da China

Luanda é uma cidade moderna. Disso, não pode haver dúvidas.

Muitos choram a perda dos edifícios históricos da cidade, substituídos pelas torres sem alma e sem identidade. A mim também me custa ver paredes antigas serem derrubadas, mas tenho de aceitar que, na maior parte das vezes, não passam de paredes velhas.

Demasiados anos de desleixo e abandono traçaram o destino a muitas casas de Luanda. A única solução é mesmo a demolição, por muita pena que tenhamos. É verdade que se podia construir algo semelhante no mesmo lote, ou até mesmo que tivesse qualquer coisa a ver com a cidade ou com o país, mas isso não dá o lucro astronómico e rápido desejado.

Uma das novas construções da cidade é a torre dourada da China International Fund, mas ninguém a conhece por esse nome. É mais fácil perguntar pela torre o Tom & Jerry.

Os chineses, numa operação de charme, resolveram cobrir a fachada de pequenas luzes controladas por computador, como as que usaram na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. Ao cair da noite, quando meia cidade está fechada nos carros, a caminho de casa, duas fachadas mostram imagens em movimento. Lá pelo meio há umas falhas, com cores trocadas ou luzes apagadas, mas deve ser para não nos esquecermos de que é material chinês…

A programação habitual consiste em desenhos animados de cores berrantes e bonecos com olhos em bico. Se tivermos sorte, podemos apanhar um episódio do gato e do rato que dão o nome à torre.

luanda-modernaca
Televisor de quinze andares

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

5 respostas a “O gato e o rato da China”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. A gastar energia dessa maneira…

  2. Oh não posso crer!

    A torre fica situada onde?

    Como puderam aprovar uma coisa dessas?

  3. Esta torre fica mesmo ao lado da Assembleia Nacional. Julgo que a “decoração” não precise de aprovação ou que os argumentos usados se tenham resumido a um “isto é Angola”.

  4. Choca-me menos a decoração com LED do que a energia necessária para climatizar uma torre de vidro nos trópicos.

  5. Trópicos esse que nós conhecemos que têm tantas falhas a nivel de energia…:S

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »