Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

25  07 2008

Miradouro da Lua

No dia da garoupa ainda fomos até ao Museu da Escravatura. Aquele edifício branco tão bem conservado e numa baía tão agradável já nos tinha despertado curiosidade no fim-de-semana anterior.

Logo à entrada tivemos motivos para sorrir. O preço era um pouco arbitrário. Um carro com três pessoas paga 600 Kz, mas se levar duas paga 500 Kz…

O Museu aproveita um antigo entreposto de escravos, usado até meados do séc. XIX. A colecção não é nada de extraordinário e assenta sobretudo em fotografias e artigos, mas não deixa de ser um interessante testemunho e uma afirmação.


Uma casinha bem cuidada alberga o museu

O zelador estava sempre a abrir e a fechar as portadas das janelas. Abria-as para se ver a exposição e fechava-as para proteger as peças do Sol africano.

Os encantos deste museu não se ficavam só pelo interior. No exterior também havia algumas peças para apreciar e, acima de tudo, uma paisagem impressionante. A península do Mussulo abraça a baía com uma tira de verde que nos guia o olhar até Luanda. Os barcos dos pescadores vogam de um lado para o outro, parando nalgumas enseadas para vender o peixe. Ao contrário dos taxistas para o Mussulo, os barcos de pesca são todos à vela.


O embondeiro observa tudo atentamente

Como o pano de vela é caro e custa a encontrar por estes lados, improvisa-se com o que houver à mão. Lençóis, bandeiras, toalhas e tecidos a metro. O resultado final é algo semelhante ao que se vê nas reparações dos bate-chapa. Não é muito bonito, mas funciona e o cliente fica satisfeito.


A vela quase duplicou de tamanho

Nas várias paragens que vão fazendo, os pescadores não trocam apenas peixe por dinheiro. Há quem lhes leve gelo.

Para um país tropical, há uma quantidade infindável de gelo disponível. Em todo o lado se vê gente a transportar blocos de gelo, sacos com gelo, água e gasosas geladas. Os sorvetes e os gelados também são visão habitual. Se virmos bem as coisas, aqui é sempre Verão.


É fácil saber qual é a mulher


Estive lá

Depois do Museu da Escravatura, fomos descendo a costa na direcção do Cabo da Boa Esperança. Não fomos até lá. No caminho havia coisas para apreciar com calma, como o Miradouro da Lua, por exemplo.

O miradouro da Lua é um local bizarro, que só poderia existir aqui. A conjugação de solos muito brandos com chuvas torrenciais curtas origina superfícies de erosão muito escarpadas. Numas dezenas de metros apenas, passa-se de um planalto a cerca de 100 metros de altitude para as cotas da praia. Ao longo de quilómetros, camadas de cores diferentes, que vão do vermelho ao branco, vão-se precipitando umas nas outras numa espécie de corrida para ver quem chega primeiro ao mar. Mas a imensidão das formas e as cores sobrepostas não cabe numa descrição tão curta. É melhor mostrar umas fotografias.


Algumas chaminés de fada mostram superfícies antigas


As terras vermelhas e brancas


Também lá estive

Depois da Lua, fomos espreitar o rio que dá o nome à moeda angolana, o Kwanza.


A Barra do Kwanza

Do miradouro até ao Kwanza a paisagem de savana parecia estender-se até ao horizonte mais longínquo, onde o cacimbo já esconde tudo. Na última curva da estrada antes da ponte que liga ambas as margens do Kwanza, a paisagem transforma-se em algo que se poderia descrever como um oásis, com uma vegetação tão verde que parece brilhar. O pó que cobre tudo até Luanda desaparece e até as pedras parecem respirar vida.

Não atravessámos o rio. Havia uma portagem na ponte… Fomos até à praia para espreitar o cabo da margem Sul.


Porcos e cães na praia

Ficámos cheios de vontade de repetir o passeio, atravessar o rio e ir ver o Parque Natural da Kissama. E parar no peixe grelhado, claro!

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

6 respostas a “Miradouro da Lua”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Que turista mais lindo… só faltou ir à praia dar um mergulho.

  2. Local bizarro esse miradouro da lua, será que existe carso em Angola? Com toda a certeza que sim. Resta descobrir onde. Boas explorações.
    Um abraço
    Pedro

  3. tive o prazer de ver o miradouro da lua, e é um espetaculo.
    para quem não conhece aconselho a conhecer.

  4. Já tinha pensado que nas muitas fotografias, nunca aparecias.
    É sempre bom saber que estás numa boa.

  5. Olá, eu vivo em Angola mais precisamente em Luanda e adoro o Miradouro da Lua e um lugar maravilhoso e único… Gostei do teu trabalho é bom saber que há gente interessada nas maravilhas de Angola, dou-te força e encorajo-te a continuar a explorar esse País cheio de surpresas!!!

    E pra quem não conhece, visitem-nos!

  6. Obrigado pelo encorajamento!

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »