Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

08 2009

Cadê a caixa-d’água?

Em Luanda, as situações excepcionais repetem-se tantas vezes, que passam a ser habituais e as soluções provisórias têm o condão de se transformar em definitivas. Os geradores e os depósitos de água, comida e combustível fazem parte da vida na cidade e ninguém acredita que são apenas medidas de recurso. Afinal de contas, são absolutamente necessárias.

Cada estrangeiro que se depara com estas contingências da vida em Luanda procura, em primeiro lugar, tentar perceber como os mesmos problemas seriam resolvidos no seu país. A excepção são os que vivem nas suas bolhas que os isolam da vida em Luanda.

Facto curioso, quase todos os brasileiros com quem me cruzei reclamam da incompetência dos portugueses do tempo colonial porque não instalaram depósitos de água no telhado dos edifícios e agora toda a gente tem de ter bombas. Antes de responder, pergunto porque haveriam eles de ter feito isso e aproveito para aprender mais um pouco. Expõem-me todas as vantagens do sistema para quando falta a água e que no Brasil é muito comum usar-se.

Não posso culpar os portugueses de há quarenta anos de falta de visão. Luanda não foi sempre assim, a dada altura teve infra-estruturas previstas para meio milhão de habitantes. Os depósitos elevados construídos eram suficientes para abastecer a cidade sem falhas. Na época colonial não havia necessidade de ter depósitos e cisternas em casa porque a água não tinha por hábito ausentar-se para parte incerta como depois veio a ser a norma. Hoje em dia, a rede de águas está em mau estado, mesmo com as recentes obras de modernização, e os depósitos existentes, para se manterem cheios, precisam da energia eléctrica que continua a falhar. Aos poucos, a situação vai melhorando. Esperemos que o espectáculo dos depósitos de água desapareça da paisagem urbana da cidade, nem que seja por economia de recursos.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »