Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

25  10 2009

Arquitectura colonial

Grande parte do património arquitectónico de Luanda deixado pelos colonos encontra-se em mau estado. Muitos anos de uso e abuso marcaram fachadas e abalaram alicerces, de tal forma que, para muitos edifícios, o destino está mais que traçado. A demolição é inevitável.

No entanto, de vez em quando, deparamo-nos com a excepção à regra. Um ou outro edifício escapou mais ou menos incólume à destruição e abandono que um país em guerra trouxe. Vamos sabendo que alguns edifícios, ao contrário de muitos outros, mantiveram os seus elevadores a funcionar, os esgotos desentupidos e os sistemas eléctricos sem grandes avarias.

Arquitectura da década de 1950
Em bom estado

Em frente ao Hospital do Prenda, perto da pérola do musseque, um edifício isolado destaca-se. A pintura está em bom estado, a fachada não ostenta muitas marcas de antigas máquinas de ar condicionado e, acima de tudo, a traça original ainda não foi completamente adulterada com a construção de anexos ou pisos adicionais.

A arquitectura desta época tem características bem marcadas, como as coberturas nos terraços, os pés-direitos altos com ventilação junto ao tecto para combater o calor e as janelas com palas a fazer sombra nas vidraças durante as horas mais quentes. O Museu Arquitectónico de Luanda por vezes mostra-nos estas raridades.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »