Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

10  10 2009

Sublimação

A naftalina é um composto conhecido, não só por habitar urinóis e roupeiros, mas também por passar do estado sólido ao gasoso à temperatura ambiente. Na maior parte do mundo, é um fenómeno físico reservado a algumas substâncias. Em Luanda, tal coisa sucede às matérias mais diversas, especialmente as embaladas e transportadas por estrada. Há relatos absolutamente fidedignos de sublimação de grades de cerveja, sacas de cimento, barras de aço e caixas de azulejos pirosos para casa-de-banho no trajecto entre o armazém e o cliente. Já é ponto assente que os camiões costumam chegar com menos carga ao destino do que aquela com que partiram, quase como se caixas e sacos passassem do estado sólido ao gasoso e desaparecessem na atmosfera sem deixar rasto.

É um verdadeiro mistério. A mercadoria é contada e conferida à saída do armazém. Ao cliente chega metade. O motorista, pessoa da mais absoluta confiança, faz a sua rota e demora as habituais seis horas a atravessar a cidade. Tanto ele como o ajudante juram que nunca saíram do camião. Para evitar perder tempo, compraram comida e bebida no engarrafamento da estrada de Viana, às mulheres e aos rapazes que passavam entre os carros.

A única coisa fora do habitual que viram, foi uns vendedores que, à ida, não levavam nada, mas à volta, traziam umas caixas de mosaicos iguaizinhas às que eles levavam na caixa de carga do camião. O condutor bem ficou de olho nos espelhos, para ver se alguém subia, mas com a lona a tapar, nunca deu para perceber. A única explicação é a sublimação.

Os empresários avisados já fazem as contas ao factor de sublimação, que tem em conta não só a distância da entrega, mas também quantos quilómetros de trânsito compacto será necessário cruzar.

Há outros, mais cépticos ou com um espírito científico mais apurado, que enviam observadores treinados para tentar perceber como funciona o fenómeno da sublimação da mercadoria. Estes aprendizes de laboratório viajam na caixa de carga ou no atrelado, sempre de olho na mercadoria, atentos a todo e qualquer sinal de sublimação. Se se aperceberem dele, reagem logo, espetando um soco no agente catalizador da sublimação, que, geralmente, apanhado de surpresa, desata a correr rua fora, pelo meio dos carros parados, deixando os chinelos para trás.

Dois funcionários viajam deitados sobre a carga no semi-atrelado
Técnicos de laboratório impedindo a sublimação

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Sublimação”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. rs..rs..rs..
    Bem observado.
    O kumbu também costuma ser afetado por esse fenômeno.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »