Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

11 2009

A saudade dos retornados

Nas cidades que mais cresceram a seguir à revolução de 1974, as saudades de Angola ainda se fazem sentir.

Milhares reconstruíram as vidas nos bairros em torno da capital, invocando, sempre que possível, as referências à vida passada. Os que partilhavam o êxodo apegaram-se a estes nomes, como que se de cordões umbilicais se tratassem.

Alguns negócios desapareceram, bem como muitos portugueses ultramarinos, seguindo a ordem natural da vida, mas continua a ser frequente encontrar os letreiros que para mim eram mistério e que só passaram a fazer sentido depois de alguns meses em Angola.

Restaurante Cacuaco
As praias de Cacuaco

A Angola colonial sobreviverá nas memórias cada vez mais romantizadas dos que a deixaram e dos seus descendentes que ouviram histórias de África desde crianças. Sobreviverá também na saudade com que se baptizaram os novos começos de vida.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “A saudade dos retornados”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Os meus pais, primos e tios moram todos À volta desta café. O meu primo parava aqui quando todos andávamos a estudar, e nunca (até vir para aqui)tinha percebido aquela palavra tão estranha.

    Ele há coisas; quando comecei a ler o artigo, lembrou-me de imediato este reclame, e eis que mais abaixo surge a foto do belo do Cacuaco… a internet encurta mesmo distâncias…

    Obrigado, esta sensibilizou-me|

  2. Bem vindo à Tuga caro Afonso!

    Sei que és amigo do Paulo Rodrigues, assim se quiseres matar saudades do mundo subterrâneo, estás convidado a aparecer no dia 14 na Serra da Arrábida (cabo Espichel).
    Temos essa saida agendada para esse dia.

    Parabéns pelo teu execelente e original blog que regularmente leio.

    Abraço, Rui Francisco (loia).

  3. O pulinho a Portugal foi só para matar saudades…

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »