Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

11 2009

Madrugadas serenas

O trânsito caótico que estrangula a cidade durante o dia evapora-se com o avançar da noite, fazendo Luanda ficar com o movimento de uma pequena cidade de província. Tirando o ocasional acelera ou buzinador crónico, o bulício diurno é a última coisa imaginável.

As obras de arte construídas recentemente para aliviar os cruzamentos mais críticos passam despercebidas durante o dia, quando todos estão preocupados em manter o palmo de distância ao carro da frente, receoso que alguém se meta na nesga. O pó que os carros levantam esconde tudo, enche as narinas e os olhos, mas também ele parece descansar durante a noite.

É exactamente nas horas que antecedem o nascer-do-Sol que a cidade nos apresenta uma faceta nova e interessante. As imagens que temos de Luanda não são as costumeiras do lixo e da confusão, mas antes as de uma cidade limpa e organizada.

Viaduto iluminado
Modernidade

Se conseguir convencer os patrões a deixarem-me trabalhar de noite, as neuras que Luanda às vezes me provoca eram capazes de desaparecer de vez…

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »