Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

11 2009

Surpresas

A baixa de Luanda não tem apenas torres de aço e vidro a nascer pelo meio de ruínas coloniais. Nem todas as ruas estão em mau estado e há até mesmo muitos passeios já compostos. Para infelicidade minha, o da minha rua não é um deles.

As quantidades prodigiosas de lixo que me receberam em 2008 foram desaparecendo e, aos poucos, as ruas começam a ter um aspecto mais limpo. Mesmo nos arrabaldes, as montanhas de lixo já voltaram a ser mais baixas que os telhados.

Como passou a ser mais seguro andar na rua sem ter de olhar onde se põe os pés a cada passo, sobra um pouco mais de tempo para olhar para cima, para as fachadas e para o céu. E descobrem-se grandes surpresas nas ruas mais esquecidas pelo trânsito e pelos escapes.

Paredes meias com a sede da Sonangol há uma velha casa arruinada, com vidros partidos e o telhado abaulado. Uma entre muitas, quer-nos parecer à primeira vista. Mas depois reparamos nas varandas e vemos obras de arte expostas.

Arte na varanda
Quadros expostos na varanda

Numa janela está pendurada uma faixa já muito apagada com iniciais, talvez as de uma associação de artistas angolanos. De imediato procuramos saber o como, o quem e o porquê, mas ninguém nos explica. Uma surpresa que rapidamente se converte em mistério.

De vez em quando, as obras mudam, mas a intervalos indefinidos. Para onde irão no dia em que a casa vier abaixo?

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Surpresas”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Existe um pintor que está sempre a trabalhar na janela. Acho que os quadros são todos dele. Costumava vê-lo durante os engarrafementos da hora do almoço.

  2. Pena é não se mostrar o contraste com o banco em baixo, isso sim mostra bem o quão peculiar é Luanda!

    Aproveito para lhe dizer que acompanho com interesse o seu blog, e que por vezes dou por mim a rir, porque alguns acontecimentos que descreve são mais que uma fotocópia, um retrato fiel de Angola e das sua gentes.
    E na solidão das noites nada como fazer um blog pra nos distrair do tom monocórdico da TPA ;0)

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »