Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

11  11 2009

Marcas do passado

Nalguns sítios são mais evidentes que noutros, mas as marcas de um passado cada vez mais distante ainda são visíveis um pouco por toda a parte. Às vezes basta esperar pela hora certa do dia, como me aconteceu no Dondo.

A meio da tarde, o Sol a bater na fachada do Banco BIC, numa das esquinas da praça central, revelou a antiga identidade do banco – Banco Pinto & Sotto Mayor.

Banco BIC / Pinto & Sotto Mayor
O Sol de lado revelou as letras escondidas

Este nome comercial desapareceu em Portugal no final da década de 1980 ou princípio da década de 1990, no meio das fusões que extinguiram o Banco de Angola, o Crédito Predial Português, o Borges & Irmão, o Banco Nacional Ultramarino, entre outros.

Já em Luanda, os letreiros abandonados fazem parte da paisagem. Todos os dias encontramos um novo, que marca o sítio de um negócio que fechou durante a mudança de regime.

Stand Internacional - SIMCA
Nos coqueiros

Aqui os letreiros sobreviveram não só ao negócio, mas também à marca que representavam. Quem tinha um SIMCA comprava sempre um SIMCA, até ao dia em que deixou de o poder fazer.

António dos Santos, Lda.
Na Mutamba

Para quem gosta destas coisas, Angola é o paraíso da arqueologia comercial e industrial do séc. XX.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »