Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

21  12 2009

Solstícios

A poucos dias do Natal ocorre o Solstício de Inverno no hemisfério Norte e o de Verão para o hemisfério Sul. Nesta data começa oficialmente cada uma destas estações.

Também oficialmente, meio mundo vive o seu dia mais curto e o outro meio o seu dia mais longo. Na verdade, no meio do mundo, onde não vive meio mundo, este dia tem mais ou menos a mesma duração que os restantes. Isto leva-me a crer que nas zonas equatoriais não haveria grande necessidade de comemorar solstícios ou equinócios, pelo que as manifestações religiosas equatoriais não dão ênfase especial a estas datas, ao contrário do que acontece com as religiões das zonas temperadas. Aliás, o Natal, que celebra um nascimento, veio ocupar o lugar da celebração do Solstício de Inverno, altura em que o Sol renascia e voltava a aumentar a duração dos dias.

É curioso como o local onde se vive consegue moldar de forma tão profunda as coisas que achamos simples. Não fora haver estações bem marcadas, com épocas de abundância e carência e, provavelmente, ninguém se lembraria de procurar pistas para isso na duração dos dias. Nas regiões equatoriais será improvável que se descubram monumentos megalíticos cuja orientação dependa de solstícios ou equinócios, nem que seja porque esses dias não são distintos dos demais.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »