Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

29  12 2009

Santorini

Sei que a comparação é injusta. Afinal de contas, Santorini não passa de um calhau no meio do Mediterrâneo e Luanda é a capital da grande Nação Angolana. Mas é também nos contrastes que se encontra a beleza.

Santorini vive para os turistas. Embelezou-se para os cativar e sabe recebê-los. Faz das suas fraquezas os seus pontos fortes, como se tivesse seguido as orientações milenares de famosos generais chineses.

Moinhos de Ía
Postal ilustrado

Luanda não gosta de turistas. Faz os possíveis para que se sintam a mais desde que chegam ao aeroporto até que partem. Sem levar Kwanzas, obviamente.

Ilha de Luanda
Postal ilustrado

Em Luanda cobram-se diárias de hotel astronómicas, que acompanham o preço das refeições. As ruas são inseguras e até os polícias é preciso temer. O simples acto de fazer uma fotografia faz o turista sentir-se criminoso. A verdadeira antítese deste resto de vulcão onde se fala grego.

Piscina interior
Casas amontoadas

Em Santorini as casas amontoam-se umas nas outras. A lembrar os candongueiros temos paredes brancas e as portas e janelas azuis. Não fora a falta de poeira e latas de cuca amassadas nos cantos, o visitante mais desatento poderia julgar-se em Luanda.

Azul e Branco
Azul e Branco

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »