Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

26  02 2010

Enxada de dois cabos

Diz o provérbio que a mulher trabalhadora se vê na lavra, porque em Angola são as mulheres que trabalham nas lavras, cuidam da casa, da roupa, dos filhos e da cozinha. Aos homens compete caçar, desbravar novos campos e lavrar os existentes. Nas zonas rurais, em nenhuma altura da vida adulta a mulher deixa de cultivar e colher, nem mesmo quando está grávida ou tem crianças pequenas. Ao trazer os filhos às costas ficam com as mãos livres para desempenhar todas as tarefas.

As enxadas normais, com um cabo comprido não podem ser usadas quando se traz o filho às costas. Um movimento mal medido basta para acertar com a ponta do cabo no corpo da criança. Por essa razão, as enxadas tradicionais dos planaltos têm dois cabos curtos que formam um V. São enxadas que se usam com as duas mãos e permitem trabalhar com o filho às costas. Ter filhos pequenos não é desculpa para não ir para a lavra.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “Enxada de dois cabos”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. very good blog, congratulations
    regard from Reus Catalonia
    thank you

  2. Tem foto? Desenho?
    bjks

  3. Se tudo correr bem, devo conseguir umas fotografias nas próximas semanas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »