Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

17  02 2010

Errata

Aquilo que acreditamos ser a verdade nem sempre o é realmente e a falta de referências para confirmar versões da história fez com que publicasse um artigo com grandes incorrecções, que tento emendar agora.

Há uns meses, enquanto via imagens da Luanda colonial, deparei-me com um postal ilustrado pouco nítido que mostrava ainda no seu pedestal uma estátua saneada após a independência angolana. Graças ao pedestal característico e a silhueta da estátua, identifiquei a personagem que se encontra às fatias em frente à Fortaleza de São Miguel como Diogo Cão. Embora houvesse lá também uma estátua em bronze mais moderna da mesma personagem, a possibilidade de existirem duas estátuas da mesma pessoa na mesma cidade não era de descartar.

Após um pedido de esclarecimento acerca do autor da estátua feito por um leitor, procurei outras fontes que me ajudassem a confirmar a identidade da personagem, uma vez que as obras de recuperação da fortaleza me impedem de ir indagar no local. Descobri outras fotografias, um pouco mais tardias que a anterior, desta feita mostrando a estátua em frente à Igreja de Nossa Senhora do Cabo, na Ilha do Cabo, e com uma legenda indicando que se tratava do fundador da cidade de Luanda, Paulo Dias de Novais.

Paulo Dias de Novais às fatias
Paulo Dias de Novais

Pelo meu erro me penitencio. As minhas desculpas aos leitores.

Adenda:

Entretanto, através do leitor Carlos Nascimento, que deixou um comentário e uma ligação para uma fotografia sua junto à estátua, tenho a oportunidade de enriquecer um pouco mais um artigo que começou por ser uma admissão de erro.

Antes de ser desmontada e depositada na Fortaleza de São Miguel, estava instalada num pedestal, que ainda existe, no largo da Igreja de Nossa Senhora do Cabo, virada para a baía de Luanda, como que para desafiar a Nossa Senhora da Nazaré que fica do outro lado, junto à marginal. Neste largo ficava também a messe de oficiais da Base Naval de Luanda.

É de salientar que a espada, que ainda se vê nesta fotografia, desapareceu algures durante as operações de desmontagem e transporte das secções da estátua.

Estátua de Paulo Dias de Novais em 18/12/1972
Estátua de Paulo Dias de Novais em 18/12/1972
publicada com autorização de Carlos Nascimento (terceiro a contar da esquerda)

O grande edifício no fundo é a Base Naval de Luanda e a Igreja de Nossa Senhora do Cabo estaria nas costas da estátua. A implantação da estátua junto desta igreja não foi casual, pois foi nesta igreja que o próprio Paulo Dias de Novais assistiu à sua primeira missa em Angola. À época, era apenas uma pequena capela erguida pelos poucos comerciantes portugueses que lá habitavam. 

O meu agradecimento a Carlos Nascimento por esta sua grande contribuição.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

4 respostas a “Errata”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Para castigo, vais ter de colar as fatias da estátua com super cola…abraço

  2. Boa tarde,

    sabe quem é o autor da estátua de paulo dias de novaes e de que ano é?
    obrigada
    teresa castro

  3. É um mistério bem guardado. Com as obras na fortaleza a impedir o acesso às estátuas nem posso ir procurar a assinatura no pedestal.

  4. Andava na internet à procura de saber o que teria sucedido à estátua de Paulo Dias de Novais e deparei-me com esta foto da mesma desmontada. Morei uns anos junto à mesma, na Ilha do Cabo (o tempo da comissão do meu pai, que era da Marinha de guerra) e tenho uma foto aqui: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=104871279606395&set=t.1100523853&type=3&theater
    Eu sou o miúdo mais gordinho e o edifício atrás é a antiga Base Naval de Luanda.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »