Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

14  04 2010

Fuso horário variável angolano

Durante uns meses, o nosso técnico de ar condicionado reduziu todas as avarias das diversas máquinas a apenas duas categorias, a falta de gás ou necessidade de colocar aparelhos novos. Chegava, apontava o comando à unidade interior, via os códigos de erro e concluia «O outro também fazia isto e teve de se meter uma máquina nova». Ao fim de duas visitas ficou claro que percebia tanto daquilo como de pesca de atum-rabilho e foi necessário encontrar um substituto.

O novo técnico de ar condicionado é bem mais competente. Até à data não houve máquina que não conseguisse reparar ou diagnosticar a avaria convenientemente e os problemas não se resolvem apenas com a substituição por peças novas. O seu único defeito é funcionar no fuso horário variável angolano.

Assisti muitas vezes a pessoas atender o telefone na esplanada e garantir que estão «quase a chegar» ou que «estão mesmo no princípio da rua e só precisam de encontrar lugar para estacionar», imediatamente antes de pedir mais uma cerveja e um prato de tremoços. A hora que combinaram é no tal fuso horário que varia conforme as prioridades de cada um.

Para quem está habituado, saber que a visita esperada está mesmo a chegar é o mesmo que dizer que ainda têm tempo para ir tratar da sua vida. Para nós é um pouco desconcertante ficar um dia inteiro à espera do homem e, sempre que lhe telefonamos, teve um furo, está mesmo a estacionar, «já girou quatro vezes [o quarteirão] e não arranjou lugar e vai ver se na marginal consegue», vem a caminho ou qualquer outra coisa. Por cada telefonema sabemos perfeitamente que à hora combinada temos de somar um intervalo variável, nunca inferior a duas horas, para uma estimativa conservadora da hora de chegada.

Obelix Ngol
Estou mesmo a chegar

É preciso não levar estas coisas muito a sério. Em cada terra temos de nos habituar aos hábitos dos locais. É isso que distingue o turista do viajante. Em Roma sê romano e em Luanda esquece os relógios.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »