Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

26  03 2010

Estátuas recicladas

A vida das estátuas tem mais atribulações do que poderíamos imaginar. Para pedaços de pedra ou metal a sua história é cheia de reviravoltas e períodos misteriosos, quase como se de seres vivos se tratassem.

Em volta de cada estátua de um personagem obscuro ou do qual só se conhece o nome e parte da biografia circulam sempre boatos acerca da sua autenticidade, eventuais trocas ou reciclagens escultóricas.

Por serem obras de arte costumam ser preservadas mesmo que o seu propósito inicial tenha perdido o sentido. As paredes que as sustentam podem ser reduzidas a entulho mas as estátuas serão guardadas, nem que seja no limbo de um qualquer armazém ou ferro-velho.

Algumas ganham fama pelo talento do escultor, outras pela sua história e outras até por pontos de vista infelizes. A estátua de Bocage em Setúbal é mais conhecida pelas risadas que origina quando vista de um dos lados da praça do que pelo próprio poeta, por exemplo.

No princípio do séc. XX, no cruzamento da Avenida da Liberdade com a Rua Alexandre Herculano havia quatro estátuas representando outros tantos continentes. Durante obras de alargamento da avenida foram removidas para um armazém por já não terem lugar no novo jardim e lá ficaram por alguns anos. Acabaram por ser resgatadas deste limbo e colocadas a adornar a estátua de D. Maria I, em frente ao Palácio Nacional de Queluz.

Estátua Europa
Mau ângulo

Uma destas estátuas ficou famosa não por ser particularmente melhor que as restantes, mas sim pelas fotografias curiosas que os turistas tiram com ela. Nos tempos da Avenida da Liberdade os pedestais eram mais baixos e talvez não ocorresse este fenómeno, mas agora, de um determinado ângulo, a cornucópia que segura faz lembrar o Bocage no alto do seu pedestal.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »