Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

03 2010

Os dólares acabaram

Em certas zonas da cidade, homens a acenar maços de notas e cartões telefónicos ou mulheres sentadas com grandes malas de mão ao colo a esfregar as pontas dos dedos a quem passa são parte da paisagem. Os kínguilas são a face mais visível da economia paralela de Luanda.

Palanca Negra do CAN
Na esquina

Sobrevivem graças à instabilidade da moeda oficial, praticando câmbios impossíveis para as agências bancárias. Com a chegada da crise a Angola, o Banco Nacional decretou medidas cambiais muito restritivas que reduziram muito a liquidez do mercado. Com o aumento obrigatório das reservas mínimas, redução dos montantes diários de movimentação de moeda estrangeira permitidos e a alteração da taxa cambial oficial, os bancos ficaram sem dólares num instante. O câmbio dos kínguilas também disparou, tal era a sede de dólares.

Até há uns meses, todos acenavam grandes maços de notas de kwanza nas esquinas, mas agora ninguém tem dólares para comprar kwanzas. Os dólares desapareceram do mercado. O número de kínguilas foi diminuíndo porque o negócio deixou de ser rentável para ter tanta gente a disputar as pequenas margens.

Agora, os poucos que se vêem acenam meia-dúzia de notas de dólar, porque é a única moeda que tem saída. Angola está sem dólares até no mercado negro.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Os dólares acabaram”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. E é bem provável que até Maio/Junho a situação se agrave consideravelmente, segundo corre nos ‘bastidores’…

    O mesmo é valido para € nas casas de cambio oficiais, começam a ser mais dificeis de encontrar.

    Mas há dias vi umas kinguilas a trocarem € na rua.

    Deve ser para contrabalançar a falta de dolares…

  2. Aqui em Portugal os euros também faltam, pelo menos nas carteiras de muitos Portugueses.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »