Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

21  03 2010

Temperatura aparente

Nada como um bom Verão tropical para apreciar condignamente as bonitas tabelas coloridas que falam da adaptação do corpo humano às condições climatéricas, porque os termómetros, isoladamente, não são os melhores indicadores do conforto térmico e é necessário juntar medidas de humidade do ar e velocidade do vento para ter uma noção mais precisa da nossa percepção da temperatura.

Em tempo frio, o principal factor a considerar é a velocidade do vento. Quanto mais elevada for, mais depressa arrefecerá a pequena camada de ar quente que nos rodeia o corpo, fazendo a temperatura aparente ser bastante mais baixa do que a real. Os montanhistas, por exemplo, sabem que é muito mais útil calcular a temperatura equivalente levando em conta o enregelamento causado pelo vento para melhor avaliarem as condições que enfrentam.

Em tempo quente, a humidade relativa do ar influencia directamente a velocidade de evaporação do suor, o principal mecanismo de redução de temperatura de que dispomos. Quanto mais elevada for a humidade relativa do ar, menos eficiente é a transpiração como forma de arrefecer o corpo. A sensação de temperatura é distorcida e parece ser mais elevada que a real. O corpo transpira cada vez mais mas sem grandes resultados, conduzindo à perda exagerada de líquidos e sais. Para agravar as coisas, a elevada humidade atrasa o aparecimento da sede que já por si é um indicador tardio da desidratação.

Calor
Calor paralisante

Por aqui, com o final do Verão a aproximar-se, a temperatura subiu para os 30º. A humidade da estação das chuvas manteve-se elevada, quase sempre acima dos 90%. É o suficiente para ter dias muito desconfortáveis, sempre a escorrer suor e a pensar em trocar de roupa. Para combater a desidratação passei a beber mais uma garrafa de água por dia e acabei por preparar uma solução de rehidratação caseira para repor os sais minerais.

Nestas últimas horas do dia suei tanto que fiquei com as pontas dos dedos enrugadas, como se tivesse ficado no banho demasiado tempo. Ao consultar a tabela das temperaturas aparentes para as condições de hoje encontrei a explicação. 31º com 95% de humidade equivalem a 42º em tempo seco.

Como não há justiça neste mundo, telefono para casa e dizem-me que estão a apreciar o quentinho da lareira.

Hoje é o Equinócio e pareceu-me ser o dia mais apropriado para falar do tempo.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »