Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

20  03 2010

Salmão com molho Soubine

Com o calor dos últimos meses a diminuir o apetite, não tenho tido grande paciência para grandes aventuras na cozinha. Coisas rápidas e sem grande imaginação têm preenchido os jantares em que não me fico só pela sopa, mas a necessidade de variedade fez-me procurar alguma coisa de diferente.

Há semanas que tento fazer um caril de frango, mas a cadeia de abastecimento angolana trocou-me as voltas. Quando havia frango congelado e caril não havia leite de côco. Agora há leite de côco e tenho o caril, mas frangos só assados.

Como quem não tem cão caça com gato, quem não tem frango cozinha com salmão. O salmão encontrei-o sem aspecto de ter sido muitas vezes descongelado e a um preço uns patamares abaixo de obsceno, apesar de caríssimo, como quase tudo. Uma posta de peixe ficou pelo preço de uma refeição inteira.

Molho Soubine
Alourando a cebola

O caril continua adiado, porque não me parece que o salmão seja adequado. Optei por cozer o peixe e fazer um molho Soubine para acompanhar. O molho Soubine é um vulgaríssimo Béchamel com cebola alourada para lhe dar alguma textura. Margarina, farinha, leite e pimenta moída e a cebola no final. O salmão e as batatas cozidos com um pouco de sal apenas.

Salmão com molho Soubine
Nota negativa na apresentação

A aventura culinária não serviu apenas para contentar as papilas gustativas. Aprendi coisas que só a experiência ensina como, por exemplo, nos dias de muito calor em que cozinhamos com pimenta, é aconselhável lavar muito bem as mãos antes de limpar o suor da testa ou estamos sujeitos a surpresas desagradáveis. O ardor na testa explica o aspecto desleixado com que deixei o peixe, as batatas e o molho no prato antes de correr para a casa de banho e lavar a cara.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Salmão com molho Soubine”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Uma sugestão de quem gosta de salmão, mas grilhado na brasa.
    È um peixe gordo com omga3, deve-se introduzir na alimentação mas com algum cuidado.O prato é lindo a margarina é gorda, o azeite as vezes é um substituto desse ingrediente. Soube decorar a refeição nesse prato elegantissimo. Parabéns

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »