Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

29  03 2010

Os Saldos

Os telefones móveis revolucionaram o modo de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Nos países menos desenvolvidos ditaram mudanças drásticas na maneira como as pessoas se relacionam, quebrando o isolamento tecnológico a que os mais pobres estavam votados. África, em especial, é um caso de sucesso na utilização de telefones celulares.

De um dia para o outro, as aldeias mais remotas passaram a estar ligadas ao resto do mundo, sem a necessidade de investimentos avultados em infra-estruturas. Como as distâncias entre povoações são grandes, não havia incentivos económicos ou perspectivas de amortização de investimento na instalação de linhas telefónicas tradicionais.

Agente
Até as agências funerárias vendem saldo

Como uma rede de agentes para pagamentos eficaz implicaria uma infra-estrutura de difícil manutenção, também as comunicações são pagas de forma distribuída, com cartões pré-pagos que se compram em qualquer lado.

Instruções de utilização
Instruções de recarga

Os saldos são a prova do sucesso dos telefones móveis. Em cada esquina há alguém que ganha a vida a revender cartões telefónicos e todas as lojas são agentes de uma ou mais redes. As operadoras limitam-se a produzir os cartões, que o mercado encarrega-se de os distribuir onde forem necessários. Se houver antenas por perto, é garantido que se encontra alguém a vender cartões de saldo.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »