Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

19  04 2010

Dia do sapateiro

Parece ser tradição angolana dar nomes sugestivos aos dias e aos meses. Homenageando feriados ou tradições, Fevereiro é o mês das catanas, Março é das mulheres e Abril das mentiras, Junho das Crianças e por aí fora.

As Sextas-feiras são conhecidas por dia do homem, apesar de ser mais correcto dizer que são anoite do homem. As mulheres casadas dormem sozinhas (ou pelo menos não com o respectivo) e os homens vêem-se a braços com a santíssima trindade angolana: cerveja, música e mulheres com pouca roupa. É às Sextas-feiras que o trânsito do final do dia começa logo a seguir ao almoço, para ultimar os preparativos da festa que se há-de prolongar até às primeiras horas de Segunda-feira.

Alfaiataria Sereia
Alfaiates

É precisamente a Segunda-feira que se segue aos fins-de-semana de festa que ganha o nome de dia do sapateiro. Chega-se tarde e com pouca vontade de trabalhar. Remendos e soluções improvisadas vão ter de servir até ao dia seguinte, quando as coisas voltarem ao normal.

Diz o provérbio que trabalho feito à noite aparece de manhã, mas em Angola, trabalho feito no dia do sapateiro aparece na Terça.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »