Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

20  04 2010

Obélix, o modelo universal

A arte popular, que tem desaparecido à medida que as mensagens se tornam cada vez mais homogéneas e padronizadas, continua a ser um sinal de que a autenticidade das coisas não se perdeu. Mas como a inspiração se vai buscar naquilo que nos rodeia, às vezes deparamo-nos com alguma contaminação do popular pelo produto industrial.

Obelix Ngol
Obélix angolano

O mais interessante é que estas contaminações cruzam as fronteiras mais improváveis. A meio mundo de distância encontrei um gaulês famoso por ter caído a um caldeirão de poção mágica enquanto pequenino a servir de inspiração a dois artistas. Para os lados de Évora, no lugar de Santa Sofia, uma aldeia escondida atrás do viaduto da auto-estrada para Espanha, estava disfarçado de alentejano, com um bigode menos farfalhudo e certamente sonhando com javalis assados.

Obélix nas calmas
Obélix alentejano

Num dos bairros em volta da refinaria de Luanda encontrei-o atarefado transportando lubrificantes em vez de menires, muito longe da sua Bretanha natal. A inspiração dos artistas partiu do desenho de Uderzo, que parece ter criado uma personagem com um traço verdadeiramente popular.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »