Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

14  05 2010

As cubanas da Quibala

Na Quibala, numa pensão modesta em condições, mas cobrando as dormidas segundo a tabela angolana dos cem dólares, encontrei um grupo de cubanas a conversar animadamente. O sotaque cubano distingue-se bem, especialmente nos plurais, quase sempre omitidos. Naquele final de tarde recontavam histórias de aventuras passadas, invocando conhecimentos mútuos que lhes faziam brilhar os olhos.

Pôr-do-Sol
Fim do dia na Quibala

No dia seguinte voltei a encontrá-las depois do almoço. Estavam sentadas debaixo do alpendre, no estado de dormência que antecede as sestas. Aproveitei o lugar vago à sombra e conversámos por uns minutos. Acharam estranho que falasse Espanhol, mas tive de confessar que o que se fala em Cuba é mais fácil de compreender que o Castelhano madrileno e, na verdade, o meu Espanhol não é nada de especial, mas sei um Portuñol soberbo.

As três mulheres, na casa dos cinquenta anos, estavam em Angola há três meses. O primeiro, antes de serem enviadas para o Kwanza-Sul, passaram-no em Luanda e agora estavam felizes por ter vindo parar a um sítio tão sossegado. O trabalho não se compadece com os intercâmbios culturais e tive de as deixar, sem chegar a saber os seus nomes, nem o que ali faziam, mas julgo que estejam ligadas aos serviços de saúde ou escolas da região, pelo que percebi da conversa com o recepcionista da pensão.

Ficam-me na memória aquelas três avós vindas de longe a apreciar um momento de calma no planalto angolano.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “As cubanas da Quibala”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Boa noite, o meu nome é Paula Cristina da Cunha Mendes nasci em Quibala no ano de 1974. O nome da minha mãe é Maria Teresa Fernandes Cunha.
    Venho por este meio perguntar se o sr. privou ou tem conhecimento de quem seja a minha familia.
    Sou mais uma alma que quer respostas vindas do passado.
    Obrigado

    Paula Mendes
    pcmrijo@hotmail.com

  2. Estive na Quibala apenas duas tardes e não pude aprofundar muito as indagações.

  3. qual o seu mail sff

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »