Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

24  05 2010

Peixe seco

Quase dez anos volvidos sobre o fim da guerra civil, a rede de frio angolana começa a ser alvo dos programas de reconstrução nacional, propondo-se a recuperação dos entrepostos frigoríficos das capitais de província e municípios mais importantes.

Actualmente, o peixe angolano só se encontra em duas variedades. O fresco, vendido no próprio dia, e o seco, que se conserva o tempo suficiente para chegar ao interior em boas condições.

Preparando o peixe para a secagem
Preparando o peixe para a secagem

Durante as últimas décadas, a secagem foi a única forma de conservação de carnes e peixes disponível em Angola. Somente em Luanda era possível encontrar congelados, porque as cadeias de frio eram impossíveis de manter para o interior, com as estradas cortadas devido a situações militares instáveis e a falta de peças de substituição e combustíveis para alimentar os geradores dos entrepostos.

O peixe que chega às praias é imediatamente separado consoante o seu destino final. Os peixes maiores ou mais rentáveis são encaminhados para os mercados ou restaurantes, para serem consumidos no próprio dia, e os restantes começam a ser preparados para a secagem ainda na praia.

Seca artesanal de peixe
Secando o peixe

Na areia, os pescadores abrem e amanham o peixe, retirando-lhe as guelras e demais órgãos internos. Depois lavam-no com uma escova, para ter a certeza de que ficaram bem limpos e sem areia. Uma última lavagem em água do mar e são estendidos ao Sol sobre armações de cana, onde ficam até se parecerem com solas velhas e perderem o cheiro de peixe. Depois de seco, é ensacado em grandes fardos e carregado para os mercados.

Vendedoras de peixe seco
No mercado

O peixe seco, fonte de proteínas relativamente acessível, entra em muitos pratos típicos angolanos, aos quais empresta um paladar característico. Infelizmente, ao fim de algumas transacções já ninguém sabe muito bem que peixe é e os melhores calulus de peixe seco são filhos de peixe incógnito.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Peixe seco”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Não se trata, realmente, de um comentário, mas não tendo como comunicar, peço a gentileza de me fornecerem um endereço para comercialização de peixe seco.
    Desde já, muito grata.

  2. Se morar em Portugal, pode tentar as lojas de produtos africanos.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »