Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

31  05 2010

Areeiros do 27

A povoação de Gumbe, mais conhecida por 27, marca o cruzamento da estrada de Conda com a que liga as cachoeiras de Bimbe à Gabela. Como as restantes povoações ao longo da estrada, resume-se a algumas dezenas de casas feitas de blocos de adobe da cor da terra dos pátios bem varridos.

Nos trechos mais íngremes, os rapazes aproveitam as valetas da estrada recentemente recuperada para fazerem corridas com as suas trotinetes de madeira. Quem passa de carro só vê quatro ou cinco pequenas cabeças e respectivos sorrisos a deslizar na berma.

Gumbe fica numa portela, uma passagem entre dois montes onde os declives são menos acentuados, razão pela qual aqui se juntam as estradas. Mas é também por isso que o pequeno rio Chilo, que traz água das terras graníticas da Gabela, umas centenas de metros acima, encontra aqui um percurso mais calmo e perde força. Antes de continuar a correria serra abaixo, junta-se ao Huia e deposita nestas poucas curvas grandes quantidades de areia que acaba por se tornar o motor económico do povoado.

Areia de rio a secar
Areia a secar

As lavras ficam nos montes em redor da aldeia e é para lá que as mulheres vão todas as manhãs, trepando as encostas enroladas nos seus panos coloridos. Alguns homens trabalham no rio, retirando areia dos baixios e trazendo-a em baldes para socalcos abertos junto do caminho de Conda onde a secam ao Sol. Ao fim de alguns dias a ser revolvida está pronta a ser vendida e é transportada para as bermas da estrada asfaltada.

Pilhas de areia
Expositor

A unidade de medida é a pilha, como acontece com as pedras de cabouco e os hortícolas. Os tamanhos são uniformes, apesar de arbitrários. Cones perfeitos, todos com a mesma altura e perímetro, alinham-se ao longo da estrada, esperando clientes. Os vendedores, quase sempre mulheres muito velhas, dormitam à sombra, esperando semanas a fio, com uma paciência africana, que chegue um cliente.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »