Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

22  06 2010

Angola em fotos: Igreja do Caxito

Caxito
Abóbada da Igreja do Caxito

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

16 respostas a “Angola em fotos: Igreja do Caxito”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. É curioso! Andei por esses lados durante oito meses, nos idos de 1973, nunca entrei na igreja no Caxito e mal me lembro do seu aspecto exterior.
    Coisas de juventude que hoje não consigo explicar.

    Um abraço

  2. Sei que as minhas palavras não vêm no sentido em que foi publicada “Angola em fotos: a Igreja do Caxito” mas não resisti a escrever pois quando iniciei a busca fi-lo por igreja em Angola Caxito, pretendendo o contacto da Igreja nessa localidade para ajudar uma angolana que aí foi batizada. Poder-me-a indicar uma pista(endereço informatico ou tradicional) que eu possa utilizar para expôr o caso da referida anolana? Grata desde já
    Julia Lopes

  3. A minha passagem pelo Caxito foi brevíssima, pelo que não sou capaz de lhe fornecer os contactos pretendidos.

    Talvez haja respostas ao seu apelo.

  4. Contacto Diocese de Caxito. diocesecaxito@yahoo.com

  5. passei a minha comiçao no caxito e tive a ocasion de là entrar varias veses

  6. Conheci muito bem o Caxito e sua Igreja do qual sinto saudades em especial do Bar Palmeiras.
    Estive cerca de 14 meses na Tentativa, bons tempos mas a vida não pára.
    Um abraço para todo que amam o Caxito!!!!!
    Rebelo

  7. Vivi vários anos na Fazenda Tentativa e ia muitas vezes a Caxito, de bicicleta. A igreja antiga, dedicada a Sant’Ana, foi onde dois dos meus irmãos foram batizados. A igreja nova foi construída por acção do padre Lourenço (franciscano).
    Bons tempos!!!

  8. O Padre (Frei) Lourenço, de que se fala acima, está vivo mas bastante doente. Neste momento encontra-se internado no IPO-Instituto Português de Oncologia, do Porto. Tem muita dificuldade em respirar
    Vive no Porto, no convento dos franciscanos capuchinhos, à Rua Nova do Tronco. Ten cerca de 94 anos de idade.
    Nestas últimas semanas tem concelebrado missa aos domingos na Igreja da Imaculada Conceição do Amial, dos franciscanos capuchinhos.
    É uma velha relíquia da presença franciscana em Angola, no Caxito e na zonas dos Demboes, durante a década de 50, 60,70 e 80 do século XX.

  9. Conheci muito bem o padre lourence vivi 4anos na fazenda tentativa,trabalhava como tratorista desde 1968 ate 1972 e esse santo padre me ajudou muito, eu comia muitas vezes no restaurante palmeiras moelas na cacarola que era tao bom. estou vivendo nos usa desde 1972 mas gostava de um matar saudades do caxito mabubas e cacuaco, um abraco para o caxito, sassacaria e sassapoacao aonde vivia o meu amigo pelicarpo mecanico da acucareira

  10. Desejava informar que o Frei (Padre) Lourenço, a que lhe acrescentavam Torres Lima no seu nome, faleceu no dia 17 de Abril de 2012, dois dias depois de colocar a informação sobre esse santo frei franciscano capuchinho. Faleceu no IPO (Instituto Português de Oncologia)do Porto. O seu funeral foi no dia seguinte, estando muito povo presente numa demonstração de carinho para com este franciscano.
    Foi sepultado no cemitério de Paranhos (Porto) num talhão próprio dos francioscanso capuchinos. Deixou muito boas recordações entre os cristãos da zona do Amial. Dedicava-se bastante à celebração do sacramento da confissão para aqueles que dele se aproximavam.
    Assisti a tudo isto. É o meu testemunho pessoal.
    Delfim

  11. Fiqueiemocionada quando li os posts anteriores com notícias sobre o padre lourenço. O padre Lourenço batizou-me há 47 anos na igreja de Santo António da Fazenda Tentativa onde nasci. Retenho umas vagas lembranças da sua pessoa, pois quando regressou a Portugal eu era muito pequena. Como eu gostaria de ter sabido antes que ele se encontrava no Porto! Eu que até lá passei 4 anos na faculdade… restam-me algumas fotos do meu batizado onde ele se encontra e de uma afilhda dos meus pais em 1972 e que ele também realizou no Porto Quipiri.
    A minha irmã foi batizada na igreja de Santa Ana do Caxito pelo padre Vargas que era brasileiro e que também já faleceu.

  12. Eu vivo na Freguesia (Correlhã, Ponte de Lima, Portugal) onde vive a maior parte da família do SR Padre Frei Lourenço, incluindo uma irmã dele que foi minha catequista. Lembro-me que às vezes ele, nestes últimos anos chegou a dar a missa aqui na igreja da Correlhã juntamente com o nosso padre daqui da freguesia.
    Ele já não via nada, quase não andava, com 90 e tal anos mas mesmo assim nunca desistiu de dar missa até aos seus últimos momentos.
    O primo da minha avó trabalhou em Angola e casou com uma angolana que era muito devota do Frei Lourenço e que vivia nessa zona onde esse santo padre dava missa. O primo da minha avó e a sua esposa, voltaram para Portugal. E agora à poucos anos, passados muitos anos a esposa do primo da minha avó foi encontrar-se com o Frei Lourenço. Recordou os bons momentos de angola, o seu belo povo, os seus bons devotos, que muitos até chegavam a andar muitos quilómetros só para assistirem à sua missa. O funeral dele foi muito bonito, tinha muitas pessoas, incluindo devotos de quando ele dava missa em angola, que vieram de propósito só para dar esta última homenagem a este santo padre.

  13. para verem a fotografia dele cliquem neste link: http://www.capuchinhos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1597:a-pascoa-do-frei-lourenco&catid=101:capuchinhos&Itemid=460
    este link contem informções sobre a sua morte ( “Páscoa” ) e sobre as suas origens e um fotografia dele, ele é o que está no meio vestido de vermelho.

  14. Preciso localiza um primo trabalho na jota.(Garcia domingo)

  15. Em 1970 no quartel do Caxito foi onde sofri o maior ataque de melgas no decorrer da minha comissão neste território. Tive que pernoitar lá derivado a uma avaria na minha Berliet quando estávamos a dar apoio ao curso de Comandos para formar a 28ª. e 29ª. Companhias de Comandos.
    Boa terra a do Caxito…

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »