Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

07 2010

Angola em fotos: Rua dos Coqueiros

Uma das poucas ruas que todos sabem onde é, mesmo que apenas conheçam o estádio que lhe pede emprestado o nome, é a Rua dos Coqueiros. Começa à porta das instalações da Sorea, que fazia os refrescos Mission, contorna o Clube de Ténis de Luanda, o Estádio dos Coqueiros e algumas residências do mesmo quarteirão e vai terminar na antiga Rua Ferreira de Almeida.

Rua dos Coqueiros
Rua dos Coqueiros, em Luanda

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

18 respostas a “Angola em fotos: Rua dos Coqueiros”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Durante parte da minha infância morei nessa rua.
    Havia corridas de bicicletas, as bicicletas eram denominadas chicas; haviam grandes batalhas de heróicos espadachins nas Barrocas dos Coqueiros entre grupos rivais, A Malta do Macoco e a Malta do Cu Tapado. Haviam as investidas através dos muros do Estádio dos Coqueiros, para não pagarmos bilhete. E haviam as corridas de carros de rolamentos e trotinetas de rolamentos.
    Haviam as Matinés do Sporting…
    Enfim, era o mundo encantado da infância e adolescência.

  2. Hoje em dia, as barrocas dos coqueiros são vigiadas pela Guarda Presidencial, não vá a Malta do Cu Tapado ou a Malta do Macoco perturbar a paz do camarada presidente.

  3. Em suma, a mediocridade tomou conta de Angola.

    Nada que já não soubessemos.
    É a vida!

  4. Meus avilos.As corridas de carros de rolamentos e trotinetes começavam no inicio da rampa João Capelo(I.M.G.l.)Cidade Alta, perto da casa do Joaozinha das Garotas(João Faria).Muita porradinha levei da minha mãe por aparecer em casa com calções rasgados e feridas nas pernas e braços.Mas a malta curtia.As bebidas que nos davam na Mission da parte da tarde,PEPSI COLA FANTA UVA,LARANJA,ETC…eram bué fixes.Garnachos,Peyroteus,toda a malta do cu tapado,e no geral todos os canucos do Bairro dos Coqueiros.A malta driblava os policias do Puto pra saltar o muro do Estádio pra ver Luta Livre Americana,com o nosso Tarzan do Cacuaco,o
    Taúta,Adriano,Ninito e Lobo da Costa! Sou o Américo

  5. Calcinhas de Luanda.Dá uma dica pra ver se me recordo de ti.Eu morava na R.Avelino Dias ao lado do Colégio Infante D.Henrique pertinho da mercearia do Oliveira.A malta fazia “ponto de encontro” no famoso Jardim do Canhão Roto.No nosso tempo era no Atlético que davamos uns toques na bola,com a cumplicidade do madié que era responsável pelas instalações do Club e “cubava” lá.Acho que se chamava Fernando,o gajo era “cambuta”. Um abraço
    Mungue

  6. Caros amigos, vivi no Lg. Avelino Dias de 58 a 66. A pedido do amigo Nelito Pedrosa, agradeço qualquer informação sobre a familia Soares Correia da Praia do Bispo. (Carlos, Manuel, Ana Maria, Mª. Fátima, Rosita e Graça). jorge-r-delgado@hotmail.com

  7. Caros Amigos:
    Nasci em Luanda,e a minha infância e juventude,foi passada
    no Bairro dos Coqueiros;morava em frente ao velho Hotel
    Luanda,pois o meu pai era o dono da Casa Bailundo,na rua
    Cerveira Pereira.Passva o tempo no Atlético,onde em frente
    havia un jardim no qual jogávamos futebol e leváva-mos,grandes”berridas”da polícia…Costumávamos vaguear por
    todo o bairro,barrocas e até á Praia do Bispo…Eu era conhecido por Antoninho.
    Um abração para todos.

  8. Eu sou o “Banga-Ninito”! Lutador, pugilista e corredor de Motos. Nasci em Luanda (Bairro Sambizanga) e vivia no Bairro de São Paulo.
    Companheiros das Motas: Pateira, Santos Pera, Armando, Vazelino, Grilo, Ideias, Faísca e outros.
    Companheiros de Combate BOXE: Peiroteu, Taúta, Pimentel, Nascimento, Sotto Maior, etc.
    Companheiros da Luta Livre: Lobo da Costa, Adriano, Grilo, Luis Serrano, Santa Pires, Milano, Aurélio Gonçalves, Tarzan Taborda e outros.
    Que saudades da minha Terra; da minha Luanda. Do “Bê-Ó”, Bar América, Mariazinha, Auto-Reparadora, J.Setas, Cine-Colonial, Igreja de São Paulo, Minerva, Rex, Copacabana, Armazens São Paulo, Desportivo União de São Paulo e…da Joana Maluca!! Que SAUDADES!!!

  9. Boas
    Tambem nasci em Luanda e la vivi (no Largo dos Coqueiros) ate aos meus 13 anos.
    Meu pai tinha uma casa de importacao e exportacao de motos, motorizadas e bicicletas.
    Se alguem se lembrar de algo mandem um mail para raposo.59@gmail.com ou mandem fotos.
    Obrigado.

  10. Fui para Luanda c/ 5 anos em 1953. O meu começou por a Mariazinha na Mutamba, depois abriu a Mariazinha de S.Paulo,e depois de 1959 até 1964 estivemos no Magestic.
    Somos dois irmãos.Ele o Carlos ainda “jogou” nos juniores do ASA treinado pelo Eugénio e onde jogavam o Nandinho Caçador,Rui Moreira,Inguila,Gomes,Freitas,Armindo etc.
    Amigos de S.Paulo: Nandinho caçador,Família Moreira (SLB),Mesquita, Pires (ciclista),Trigueira(FCP)Familia Bastos Lavrador, Costinha, Adriano Costa(lutador) etc. etc.
    Outros amigos: Jaqueta,João Arsénio, Carlos Fernandes(irmão do Justino).
    Ainda me lembro do NINITO e do Armando das Motas.
    Além da Joana Maluca ainda me lembro da Cagalhoça.
    Que saudades! Ainda espero ir a Luanda nem que seja por dias.

  11. nasci em luanda vivi no bairro dos couqueiros…………todos temos amigos em comun..vivia no predio alfredo matos em frente ao jardim do canhao roto ..a minha infancia? futebol no atletico e o bom tempo no jardim ..sou irmao da Guida e entre muitos amigos…aMagui Mindinha Terezinha e Babana Alda Bilocas Duraes Manuel Tedy Peyroteu Jorge e Mario e tantos outros….. um abraço para todos

  12. Muito agradeço a quem me disser a origem da Rua Ferreira de Almeida, homenagem a que Ferreira de Almeida. Miito obrigada

  13. Alô, camundongos. Sou o Daniel Santos, mais conhecido por Dickie’s. Morei no beco Avelino Dias, depois fui para a Metrópole e só regressei a Luanda em 1964. Fui morar para o Prédio do Totobola (Rua Cerveira Pereira) onde também moravam o Mário Alberto Cardona, o José Mata e o irmão dele, o Mário Mata (Não há nada p’ra ninguém). Joguei futebol e andebol nos juniores do Sporting, no tempo do Hugo, do Lelinho, do Chila, do Macedo… e de muitos outros. Conheço bem essa zona dos Coqueiros, também desci aquela calçada que vinha da Cidade Alta nos carrinhos de rolamentos – parávamos mesmo em frente à casa dos Peyroteo e da fábrica de refrigerantes onde fui muita vezes comprar barras de gelo para as farras que se faziam aos fins-de-semana. Andei no Colégio Vasco da Gama, do Morais, e no Salvador Correia, nos 6º e 7º anos. Trabalhei seis meses na Fazenda, depois fui para a tropa, estive em Zau Évua, São Salvador. Quando acabei a ‘guerra’ vim para os jornais… trabalhei em todos – Comércio, a província de Angola e Diário de Luanda. Tenho página no Facebook com o meu nome (Daniel Santos), se quiserem apareçam, são todos bem vindos.

  14. Infelizmente só voltei a esta página 5 anos depois e por isso não vi o pedido que o Américo Barroso me fez. Lamentavelmente a minha resposta ao pedido que ele me fez em 2010, agora de nada adianta, porque o Américo Barroso faleceu no passado mês de Maio. De qualquer modo informo que morei no Largo dos Coqueiros de 1960 a 1966 e posteriormente no Prédio do Argente Santos de 1967 a 1974 (Aqui já não era logicamente o Bairro dos Coqueiros). Passei pela última vez nesta zona de Luanda em Dezembro de 2011, isto após lá ter estado anteriormente em 1994. Está tudo muito sujo e degradado e há automóveis por todo o lado. As atuais autoridades perderem o controlo da cidade. Voltar a Angola e visitar hoje em dia alguns dos bairros tradicionais de Luanda é uma dor de alma. Aliás, como diz um ditado kimbundo, “dor de desgosto é pior do que dor de facada”.

  15. Nasci em Luanda, vivi no Largo dos Coqueiros até aos 12 anos, frequentei o Colégio infante D. Henrique e a Escola preparatória D. Luísa de Gusmão. Mandem.me noticias e fotos. Ando à procura de um colega do Colégio, Jorge Magalhães

  16. Sou e vivo em Luanda, morava na rua Ferreira de Almeida, e estudei no Colegio Infante D. Henrique. LUISA COSTA

  17. Ao abrir esta fiquei surpreendido em ver o meu nome e de vários
    amigos que comigo jogaram hóquei e andebol no sporting de Luanda.
    Lembrar-me de todos e difícil mas os mencionados,sem duvida(modéstia a parte, éramos bons nas modalidades que praticávamos)Meu mail lelinhodavid5@gmail.co
    Um abraço para todos.

  18. Olá a todos. Vivi em Luanda de 1973 a 1975, mais precisamente na Rua Avelino Dias ( já não sei o número de Porta ). Alguém tem noticias do que se viveu ali depois desta data? Se sim, agradeço a vossa colaboração. Um abraço. Gaspar

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »