Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

07 2010

A origem da vuvuzela

Com a internet a permitir copiar e espalhar ideias cada vez mais depressa, o mundo é varrido por modas com cada vez mais frequência. Se a imitação é o melhor elogio, então a humanidade tem-se em muita consideração, com os de cá a imitar os de lá e vice-versa, num ritual narcisista global. Começo a pensar que não estamos assim tao longe dos macacos, porque a imitar-nos uns aos outros desta maneira, entramos na categoria de macacos de imitação.

Por outro lado, com cada vez menos jornalistas independentes nas redacções, e a concentração das redacções de vários jornais e rádios numa só, não se escrevem notícias, copiam-se e adaptam-se comunicados de imprensa. Muda-se umas vírgulas aqui e ali, traduz-se dacolá, uma pitada de conservante e uns aditivos e produzem-se conteúdos, ou notícias modernas, sei lá. É irritante comprar dois jornais diferentes e descobrir que nem sequer a ordem das notícias varia. Prossivelmente, até a publicidade é a mesma.

Foi assim que a termo vuvuzela ficou na boca do povo, alguém descobriu como se chamavam as cornetas do futebol na África do Sul, os outros acharam piada e depois toda a gente copiou. Num instante, todo o mundo passou a saber o que queria dizer. No instante seguinte, todo o mundo soube como era irritante e barulhenta. Tão depressa como o nome correu mundo, assim se espalhou o ódio ao instrumento.

Fez-me um pouco de confusão como o nome vuvuzela entrou tão depressa no dia-a-dia, mas a barulheira que faziam impediram-me de pensar no assunto. Depois de Portugal e Brasil serem eliminados do campeonato de futebol, com o silêncio a voltar às noites portuguesas, comecei a ligar as pontas e descobri que isto é apenas um efeito secundário do acordo ortográfico. Já ninguém sabia se corneta-do-futebol se escrevia com ou sem hífens, e ficou só vuvuzela.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “A origem da vuvuzela”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Denoto aí alguma raiva reprimida contra este instrumento….mas o nome do instrumento original da África do Sul, copiado em plástico pelas companhias que patrocinaram o campeonato, é mesmo vuvuzela!
    E como o plástico não é biodegradável, temo que fique o instrumento como refúgio para os mais entusiastas em jogos e eventos futuros.
    Ainda este fim de semana ouvi uma vuvuzela num jogo de hoquei em Alverca.

  2. Conheço a origem do nome, mas estou convencido que ficou conhecido no mundo por outro nome que não trombeta ou corneta apenas porque o nome não se presta a traduções com a mesma musicalidade.

  3. Pensava que era normal ter raiva a este instrumento…

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »