Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

10  07 2010

O que é o geocaching?

Nota: Artigo escrito em Setembro de 2006. Ainda é pertinente e servirá de introdução a outros a publicar brevemente.

Em primeiro lugar o que é o geocaching?

Resumindo, é uma caça ao tesouro com o recurso a posicionamento por satélite. Dito assim parece não ter piada nenhuma…
Bom, vou tentar fazer melhor.

O geocaching é actividade de descobrir geocaches. Uma geocache (para os portugas tem o nome carinhoso de tupperware, embora nem sempre o seja) é uma caixa escondida algures por alguém. Para já não nos interessa saber quem a escondeu. Esse alguém teve o cuidado de levar um receptor GPS e, com muito carinho, registar a posição do tesouro que escondeu. Mais tarde, qual progenitor orgulhoso, vai até ao site www.geocaching.com e publica as coordenadas da sua geocache. Simultaneamente acrescenta uma série de informações mais ou menos pertinentes acerca do seu tesouro: como lá chegar, o que contém, a história do lugar, onde é que se comem bolos nas redondezas (chamamos geocatering a esta parte – e há quem diga que é a melhor), dificuldades eventuais, etc.

Geocache
Geocache

Cada autor de geocaches tem o seu estilo. Em Portugal há as famosas caches dos Greenshades que sempre associaram paisagens magníficas a esconderijos muito bem pensados.

Assim que esta informação é tornada pública, milhões de malucos (entre os quais eu) recebem a descrição da nova geocache e as suas coordenadas. A seguir é só carregar as coordenadas no receptor GPS e tentar reduzir a distância que nos separa da geocache até zero. Nesta altura, se tudo correu bem, devemos estar já a tentar descobrir onde poderá estar escondida a caixinha!

As geocaches dividem-se em várias categorias.
Em primeiro lugar há a divisão por tamanho:

  • micro – uma caixa de rolo fotográfico ou similar
  • small – algo onde caiba um pequeno bloco-notas
  • regular – uma caixa com o tamanho de um bloco A5, mas mais alta
  • large – são grandes! A maior que vi era do tamanho de um caixote do lixo

A divisão seguinte é o tipo de desafio:

  • tradicionais – coordenadas + GPS = geocache encontrada
  • multi-cache – coordenadas + GPS = local onde se encontram as coordenadas para o passo seguinte ou a cache final
  • Enigma – coordenadas + puzzle para decifrar + GPS = geocache encontrada
  • Há outras categorias, mas não tão expressivas (e com menos piada)

Cada geocache tem duas graduações, que variam de 1 a 5.
Uma é a dificuldade do terreno. Classificação 1 indica que qualquer um pode chegar à cache. Classificação 5 indica ou a necessidade de material especial (escalada, mergulho, fato de toureiro, etc.) ou uma aproximação muito demorada e penosa. Em Portugal há uma cache com uma caminhada de aproximação de 12 km, por exemplo (e outro tanto de regresso).

A outra graduação é a da cache em si. Se for classificada como 1 está quase à vista. Se for classificada como 5, podemos já começar a chamar nomes o autor porque deve ter uma mente tão retorcida que a cache é quase impossível de encontrar. Quando finalmente encontramos estas caches ficamos a sentirmo-nos um pouco burros porque agora achamos que é impossível não dar com ela.

O que contém uma geocache?
Apesar de cada um ser livre de colocar o que quiser dentro do seu tupperware, o conteúdo mais habitual resume-se a um livro de registo (obrigatório), algo com que se possa assinar o dito livro (recomendável, mas nem sempre presente) e alguns presentes de valor simbólico (mas há quem deixe coisas de valor).

Geocache
Geocache

Onde se escondem geocaches?
Há geocaches escondidas em meios urbanos e meios naturais (vulgo: mato). Geralmente, o autor de cada cache escolhe um determinado local por ter uma paisagem fantástica, por ser algo pouco conhecido ou de relevância histórica, gastronómica ou cultural. É certo que há caches mais emocionantes que outras, mas descobrir um tesouro, mesmo que a brincar, é sempre agradável!

As caches no meio do campo costumam ter uma guarda avançada constituída por arbustos com espinhos. Mal se chega à cache descobre-se que afinal até havia um acesso fácil e não espinhoso.

O que se faz quando se encontra uma geocache?
Há uma primeira parte que varia de pessoa para pessoa. Há que sorria, há quem ria, há quem dê pulos de alegria.
Depois é preciso abrir a cache, o que nem sempre é fácil por causa dos geocachers anteriores terem dado um nó no saco de protecção. Resolvida esta parte, a primeira coisa a fazer é registar a nossa visita no logbook. Aproveitamos e lemos o que os geocachers anteriores escreveram.
A seguir trocam-se as prendas. Um porta-chaves por um pin, uma fita de pescoço por uma bola saltitona, ou então não se troca nada.

Habitualmente tiram-se muitas fotografias de paisagens, palhaçadas, infortúnios alheios (escorregar para dentro de um regato, por exemplo).

Geocache
Registo da visita

Uma parte importante do geocaching é tentar recolher algum lixo que se encontra (infelizmente) espalhado por todo o lado. No fim de um dia de caça voltamos com um saquito com garrafas e pedaços de plástico para deixar no contentor mais próximo.

Quando chegamos a casa voltamos a ir ao www.geocaching.com e registamos a nossa visita à cache. Há logs mais ou menos extensos.

Há algumas prendas especiais, chamadas Travelbugs ou geocoins, que têm gravado um código. Usa-se este código para seguir o seu percurso de cache em cache.
Por exemplo, uma geocoin que encontrei um dia destes pode ser seguida em: Bargao Henriques family Double Dragon Geocoin

E depois?
Bom, depois há sempre vontade de descobrir mais outra… e em Portugal já há mais de 700! Geocaches Portuguesas

Actualização: Quatro anos volvidos e há mais de 7000!

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »