Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

25  07 2010

Golpe de estado democrático

Sempre achei que é bom sinal quando um país anda longe das bocas do mundo. Como os jornais só noticiam o anormal ou a desgraça, porque da normalidade todos estão cansados, ao passar despercebidos dos meios de comunicação social conoto de imediato certos países com sossego e estabilidade.

A recente visita a São Tomé serviu para comprovar isso mesmo. A ausência de notícias reflectia uma terra calma, sem problemas sociais ou políticos inauditos. Mesmo em tempo de eleições, com muito mais confusão que o costume, garantiram-me, senti que não haveria realmente muito a noticiar nos jornais estrangeiros acerca daquela ilha no equador.

Parada militar
Instituições Santomenses

Um Santomense confidenciou-me que a imagem de país de brandos costumes é verdadeira e até o facto político mais importante dos últimos anos, o golpe de estado de 2009, ficou conhecido no país como o golpe de estado democrático, porque voltou tudo ao mesmo no dia seguinte, com pessoas que só souberam que tinha acontecido depois de ter acabado. Os revoltosos aproveitaram a viagem do Presidente, deram uns tiros para o ar e prenderam algumas pessoas. No dia seguinte renderam-se. Nada mudou e a vida decorreu como se nada se tivesse passado.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »