Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

08 2010

Cerveja crioula

A propósito de uma cerveja santomense que nos deram a provar no aniversário da Cristina, perguntei se as histórias que se contavam eram verdadeiras.

Quais histórias?
– Diziam que, durante muitos anos não houve cerveja nacional em São Tomé.
Foi havendo, foi havendo… Mas diziam porquê?
– Contavam que quando havia cerveja não havia garrafas, que quando havia garrafas faltava a água ou a electricidade ou que, quando havia garrafa, água e electricidade, faltavam as caricas.
  Ah! Sim, é verdade. Durante uns anos foi assim mesmo. E agora há tudo, mas faltam os rótulos!

O nosso anfitrião mostrou, orgulhoso, a garrafa de vidro escuro sem quaisquer vestígios de rótulo ou identificação. Com um sorriso, acrescentou:

Mas o problema foi resolvido. O rótulo vem estampado nas caricas!

Cerveja Rosema
Cerveja santomense

As garrafas são grandes e, em vez de pedir duas minis, em São Tomé pede-se uma cerveja e dois copos. As garrafas de meio litro são indicadas para se partilhar a cerveja, como fazíamos os três. Mesmo sendo fraco bebedor e não apreciando grandemente cerveja, devo confessar que era saborosa. Partilhei o sentimento com o nosso amigo, que concluiu:

Dizem que é uma boa água que faz uma boa cerveja. Nós temos água excelente, das nascentes nos picos e esta cerveja não leva conservantes nenhuns. Também só se aguenta uma semana, mas não se pode ter tudo.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

5 respostas a “Cerveja crioula”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Ao ler o título pensei que ias falar da cerveja chamada mesmo crioula. Era essa que bebia, quando lá fui. Agora essa rosema, não conheço. Engraçadíssima a ideia do rótulo na carica! Quem não tem cão… 🙂

  2. Taí outra palavra pro meu caderninho: carica!
    Por aqui é tampinha mesmo.

  3. A empresa Rosema é a única fábrica de cerveja de São Tomé, está instalada em Neves, e é pertença do empresário angolano Mello Xavier (a titularidade está há uns meses a ser discutida nos tribunais são-tomenses).
    Comercializa duas cervejas, a Crioula (com rótulo azul e com 0.33cl) e a chamada Nacional (sem rótulo e com 0.50cl). Ambas são óptimas.

  4. É exactamente isso. A cerveja Nacional é a de meio litro e a que mais se vê.

  5. Sou um colecionador de caricas/tampinhas de cerveja existentes nos países de lingua Portuguesa. de S. Tomé, gostaria de ter as caricas da Crioula e da dita cerveja Nacional. Alguém me pode ajudar? Envio qualquer coisa de Portugal em troca. email de contacto diasdoalvaro@gmail.com

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »