Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

08 2010

Parques eólicos

Há muita gente que não gosta de ver as ventoinhas nas cumeadas. Dizem que desfeia o horizonte. Pessoalmente, acho-as mais simpáticas que parques de energia solar, barragens ou centrais térmicas. São suficientemente discretas para que nos possamos abstrair delas e apreciar a paisagem.

A maior marca deixada é a do estradão de acesso. A parte maior de cada gerador é a fundação da torre, um imenso bloco de betão armado que fica enterrado.

Geradores eólicos
Parque eólico da Serra da Escusa

Há umas décadas, os montes da zona saloia estava cheios de velas brancas dos moinhos. Agora estão quase todos em ruínas e poucos há que ainda tenham o capelo. Os novos moinhos são mais esguios e não fazem farinha.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Parques eólicos”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Nunca entendi as pessoas que são contra os parques eólicos. Mais discreto que isso impossível.

    Sou fascinado pela paisagem combinada com as ventoinhas. Ganham uma beleza quase transcendental. Vi uma ventoinha dessas pela primeira vez há apenas 3 anos atrás quando cheguei a Portugal no alto dos meus 30 anos. Fiquei espantado com seu tamanho, não tinha idéia da grandiosidade da coisa.

    No Brasil, apesar do potencial de utilização, são raridades, se é que existem.

    Entre inundar uma paisagem ou poluir o ar, prefiro uma dessas.

    Belíssima foto.

  2. É exactamente essa a minha ideia.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »