Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

19  08 2010

Chalé de muro

Grande parte dos santomenses habita em casas de madeira, construídas segundo a tradição. Mesmo na própria cidade de São Tomé, com cerca de 40’000 habitantes, os bairros mais populares, como o Riboque, são uma sucessão de casas modestas.

As casas mais comuns são construídas sobre estacas, com um telhado de duas águas e um pequeno alpendre. O espaço em baixo é deixado vago, para servir de armazém ou, caso seja necessário, acrescentar a casa rapidamente. Por serem construções modestas, poder-se-ia esperar serem algo toscas, mas a verdade é que o trabalho na madeira é uma tradição antiga nestas ilhas. Já os Angolares eram famosos por aparelharem as melhores tábuas. Para além das paredes muito direitas, as caixilharias e os remates das balaustradas mostram que há excelentes carpinteiros a trabalhar e, acima de tudo, com gosto no que fazem.

Casa tradicional
Exemplo de casa tradicional

Mas as casas tradicionais, apesar de extraordinariamente adaptadas ao clima e necessidades das pessoas, trazem consigo o estigma da pobreza. A construção com tijolos ou blocos implica capacidade económica para o fazer. Casa de tijolo não é casa de pobre.

Como as terras são do Estado e apenas podem ser arrendadas por períodos longos, uma construção definitiva, como uma casa de tijolo implica também que se pague a renda, o que significa mais um investimento. Quem o faz, procura assegurar-se de que o usufruto da propriedade é apenas seu e ergue um muro a toda a volta. O muro passa a ser também sinal de ostentação e o sonho de muitos santomenses era ser proprietários daquilo a que chamam um chalé de muro.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »