Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

20  08 2010

O princípio do azul é difícil

Há textos cuja principal dificuldade é saber como os começar. A ideia já está delineada na cabeça, o corpo do artigo mais ou menos estruturado e o fim, todo bonito, também parece escrever-se a sim mesmo. O início é que custa. Começar de vez em quando in medias res é aceitável, mas é um recurso que deve ser usado com parcimónia, como os trunfos na bisca lambida.

Mas hoje poucas opções me restam senão começar de uma maneira deselegante, porque nem o assunto se presta a ser abordado do meio para o fim, nem do fim para o princípio. Comecemos, então.

Está um fabuloso dia de Agosto. Logo a abrir, uma constatação do óbvio e um galicismo para o confirmar. Daqui para a frente só pode melhorar.

Dizia eu que está um fabuloso dia de Agosto, de temperatura amena e uma brisa para manter as folhas das árvores a mostrar que o horizonte não é uma tela pintada. As ruas estão vazias. Ainda há muita gente de férias. Apesar da brisa, das crianças no jardim e do ocasional automóvel na avenida, o tempo parece ter parado. Tanto pode ser uma manhã sossegada como um final de tarde de um dia pacato. Esta é a razão porque não pude começar a meio da história. Hoje é um dia sem história, que será recordado não pelo que foi, mas pelo sentimento que deixou. A data será esquecida rapidamente, por oposição a este magnífico céu de um azul que não cabe nos olhos.

O azul
O céu deste dia

A cor do céu desta tarde, um azul perfeitamente homogéneo, sem uma única nuvem à vista, rivaliza com as representações celestes do Renascimento, quando os pintores competiam para conseguir obter o azul perfeito e guardavam as composições das tintas como segredos de estado. É de tal forma bonito, que não há câmara fotográfica capaz de o registar na sua plenitude. Talvez se consiga reproduzir-lhe a cor, mas tudo o resto fica para ser imaginado.

Com minha grande pena, apesar do azul do céu e a brisa na cara serem um conforto para a alma, é-me impossível descrevê-los, mesmo que mal, porque julgo não haver palavras suficientemente abrangentes e, ao mesmo tempo, precisas para o fazer.

Fico-me pelo desabafo do difícil que é relatar uma emoção indescritível. Podia ter escrito uma linha apenas, dizendo que o dia estava bonito, ou podia ficar o resto do mês a falar do quanto me tocou. Prefiro ir lá para fora gozá-lo.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »