Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

27  08 2010

Almirante Gago Coutinho, Geógrafo

O Almirante Gago Coutinho é o avô de todos os engenheiros geógrafos. Serve de inspiração e orientação para quem trabalha no mundo da cartografia. É também uma figura grata para a História da aviação, ao desenvolver métodos que lhe permitiram navegar com precisão a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Até então, as travessias aéreas resumiam-se a voar segundo uma direcção aproximada e esperar encontrar terra.

Desenvolveu um sextante especial, ainda hoje usado, com modificações que o permitiam utilizar a bordo de aviões, fruto do seu imenso saber na astronomia geodésica.

Monumento à 1ª travessia aérea do Atlântico Sul
Um dos monumentos a Gago Coutinho

A sua demanda pela precisão levou-o a estabelecer uma rede geodésica em São Tomé que, ainda hoje, é uma referência. As modernas técnicas comprovam a qualidade das observações e validam as campanhas de há quase um século.

Marco do Equador
Marco do equador, erigido em homenagem ao Almirante Gago Coutinho

Demonstrou, sem sombra de dúvidas, que a linha do equador passa no Ilhéu das Rolas, mais tarde chamado de Ilhéu Gago Coutinho. Em sua homenagem, na encosta do vulcão voltada para São Tomé, ergueu-se um marco sobre a linha que divide a Terra. É ponto de passagem obrigatório para quem visita estas ilhas.

Recordação
A reprodução

Os habitantes do pequeno ilhéu não deixam morrer a memória e os artesãos produzem réplicas toscas do Marco. Comprei um, como não poderia deixar de o fazer.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Almirante Gago Coutinho, Geógrafo”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Bem haja pela recordação
    Cumprimentos

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »