Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

15  09 2010

Moscas peganhentas

Os ditados populares que prevêem o estado do tempo são uma forma de recordar os sinais que anunciam mudanças. Direcções de ventos, formas de nuvens ou cor do céu permitem adivinhar a chuva, o frio ou o calor. A rima, quase sempre presente, é um auxiliar de memória, para não confundir os sinais.

Nas Beiras, por exemplo, o frio adivinha-se pela cor do céu a nascente «Céu vermelho para Espanha. Aparelha o burro e vai à lenha.»

Já no Alentejo, ouvi muitas vezes dizer que as moscas peganhentas são sinal de chuva. A princípio desconfiei, mas tenho de admitir que quem chegou a esta conclusão era um etologista de primeira. Admiro-lhe a capacidade de observação e associação de dois fenómenos tão distintos. Com o tempo húmido, a prometer chuva ou trovoada, as moscas andam, de facto, muito mais chatas que o costume, tentando pousar-nos na cara e nos braços constantemente.

Não sei ao certo o que justifica este comportamento, mas é certo que quando andam assim, chove quase sempre nas horas seguintes.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Moscas peganhentas”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Umas das naturais de Mora diz com um sotaque alentejano delicioso:
    “As moscas andam moles!”

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »